PDF  | Imprimir |
Amílcar de Gil e Pires
Arquitecto pela FA-UTL em 1992.
Doutorado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura - UTL, Fevereiro de 2008.
Tem participado desde 2004 na organização dos Seminários Internacionais de Arquitectura da FA-UTL.
É autor de projectos e obras de Arquitectura desde 1992. Recebeu vários prémios em concursos públicos de Arquitectura, incluindo seis primeiros lugares.
Presidente da Assembleia de Escola da Faculdade Arquitectura - UTL.
amp [AT]fa.ulisboa.pt
Professor Auxiliar
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar / Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design
4.1.19
Lecciona desde 1993 na FA-UTL – Arquitectura / Projecto.
Membro efectivo do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design / Faculdade de Arquitectura da UTL) desde 2008: Coordenador do projecto de investigação “O Lugar da Villa Renascentista na Arquitectura Portuguesa” e Investigador no projecto de investigação “Casas para um Planeta Pequeno, Modelos habitacionais em zonas de macro povoamento informal”.
“Vilegiatura e Lugar na Arquitectura Portuguesa”, Tese de Doutoramento em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da UTL, Lisboa, Fevereiro de 2008.
AA.VV.; “Casas para um Planeta Pequeno – Projecto Angola Habitar XXI; Modelos Habitacionais em Território de Macro Planeamento Informal”, com coordenação dos Professores Margarida Louro e Francisco Oliveira, co-autoria dos Professores António Leite, Marta Feliciano e Amílcar Pires e textos dos Professores Margarida Louro, Francisco Oliveira, António Leite e Arquitecta Cláudia Colvier; edição Pixelprint – Edições de Imagem e Comunicação, Lda; 1ª edição Novembro de 2009 (119 págs.); ISBN 978-989-95139-2-1.
AA.VV.; “A Casa das Três Porquinhas; uma Pedagogia Experimental sobre Forma, Materialidade, Técnica, Valores de Uso e Lugar”, com coordenação do Professor Jorge Cruz Pinto e participação dos professores Dulce Loução, Amílcar Pires, António Leite, Maria Soledad Sousa e Arquitecto Pedro Cabrito (publicação dos trabalhos do 2º Semestre de Arquitectura II, Licenciatura de Arquitectura, ano lectivo 2007/2008); colecção Praxis/Didáctica; edição do Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa; 1ª ed. Fevereiro de 2009 (92 págs.); ISBN 978-972-9346-08-8.
AA.VV.; “A Câmara Arquitectónica e a Metáfora do Cristal”, com coordenação do Professor Jorge Cruz Pinto e participação dos professores Amílcar Pires, António Leite, Carlos Henriques Ferreira, Eduarda Lobato Faria, Maria Soledad Sousa e arquitectos Alberto Caetano, Pedro Cabrito e Daniel Jesus (publicação dos trabalhos do 1º Semestre de Arquitectura I, Licenciatura de Arquitectura / Mestrado Integrado em Arquitectura, Arquitectura de Interiores e Arquitectura de Gestão Urbanística, ano lectivo 2008/2009); colecção Praxis/Didáctica; edição do Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa; 1ª ed. Fevereiro de 2009 (240 págs.); ISBN 978-972-9346-09-5.
Pires, Amílcar Gil, “O Entendimento Poético do Lugar como um Pequeno Cosmos, Inter-relação Cultura-Paisagem-Arquitectura”, in AR-Cadernos de Arquitectura, nº 7, Arquitectura e Cosmologia, Julho de 2010, pp. 8-11.
Pires, Amílcar Gil, “O Lugar da Villa Renascentista na Arquitectura Portuguesa, Investigação por um Património Sustentável”, in “Uma Utopia Sustentável: Arquitectura e Urbanismo no Espaço Lusófono: Que Futuro?”, Edição da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Depósito Legal nº: 309554/10, ISBN: 978-972-9346-19-4, pp. 252-259.
Pires, Amílcar Gil, “Fenomenologia da Arquitectura”, in ARTiTEXTOS, nº9, Maio de 2010, pp. 209-224.
Pires, Amílcar Gil, “Os Conceitos de Tipo e de Modelo em Arquitectura”, in ARTiTEXTOS, nº 8, Setembro de 2009, pp. 241-248.
Pires, Amílcar Gil, “Carácter da Arquitectura e do Lugar”, in ARTiTEXTOS, nº 6, Julho de 2008, pp. 107-120.
Pires, Amílcar Gil, “O Lugar da Quinta de Recreio na Periferia de Lisboa”, in Arte e Teoria – Revista do Mestrado em teorias da Arte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nº9, 2007, pp. 79-91.