PDF  | Imprimir |
Ricardo Jorge Fernandes da Silva Pinto
Foto2_Prof. Ricardo Silva Pinto
Ricardo Silva Pinto é Arquitecto e Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) no Departamento de Projecto de Arquitectura Urbanismo e Design (DPAUD), na Área Científica de Arquitectura e na Unidade Curricular de Projecto de Arquitectura.
Licenciou-se na Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de Santa Úrsula (FAUSU-RJ), no Rio de Janeiro, 1980. Doutorou-se em Arquitectura, especialidade Teoria e Prática do Projecto, na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM), 2009.
É membro efectivo do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD), dedicando-se á investigação e ensaio na área da Arquitectura, com especial incidência na Arquitectura Portuguesa do período do Estado Novo, e em temáticas relacionadas com a Habitação, Turismo e Lazer, Arquitectura Prisional e Métodos de Concepção Projectual.
Em paralelo com a sua actividade de docente e investigador, tem assumido cargos na Gestão da Faculdade, tendo sido Vice-Presidente da FAUTL em 2011/2012, exercendo actualmente o cargo de Vogal do Conselho de Gestão da FAUTL.
Trabalhou com o Arquitecto Francisco da Conceição Silva no Brasil. Regressou a Portugal em 1982 onde deu início, em profissão liberal, a uma vasta actividade nas áreas da Arquitectura, Planeamento e Requalificação, áreas em que tem tido várias obras premiadas.
Actualmente é sócio da empresa Margarida Simões Gomes e Ricardo Silva Pinto, Arquitectos Lda.
rspinto [AT]fa.ulisboa.pt
Professor Auxiliar
213425047
Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design
Arquitectura
2.0.7
Laboratório de Arquiyectura III
Laboratório de Projecto I
1- GRAUS ACADÉMICOS, INSTITUIÇÕES, ÁREAS DE ESTUDO
 Doutor em Arquitectura pela Universidad Politécnica de Madrid, especialidade “Teoria y Prática del Proyecto”, com a Tese: “Raul Rodrigues Lima, un Arquitecto del Estado Novo; La Arquitectura Penitenciaria”, tendo obtido a classificação: “Sobressaliente cum Laude”, 2009.
 Obteve “Suficiência Investigadora” no programa de Doutoramento de “Teoria y Prática del Proyecto” na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid com o tema; “Vivienda de Promoción Privada en el Estado Novo – Monumentalidade Simbólica de la Representacion de la Capital del Império, 1938 – 1948”, 2004.
 Prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2000.
 Concluiu a parte curricular do Curso de Mestrado em “Arquitectura da Habitação” na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 1996.
 Pós-graduação em Paisagismo pelo Instituto dos Arquitectos do Brasil (I.A.B.-R.J.), 1981.
 Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Santa Úrsula, Rio de Janeiro, Brasil, 1980. (17 valores)
2- ACTUAIS CARGOS E FUNÇÕES
 Vogal do Conselho de Gestão da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2012.
 Professor Auxiliar (2009), com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado (nomeação definitiva), da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2012.
 Investigador Permanente no Núcleo de Arquitectura do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, (CIAUD – FAUTL). 2009.
 Membro do Conselho do Departamento de Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design (DPAUD), na área Científica de Arquitectura, 2009
 Sócio da empresa “Margarida Simões Gomes e Ricardo Silva Pinto – arquitectos, Lda.
3- ANTRIORES CARGOS E FUNÇÕES
 Vice-Presidente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2011 a 2012.
 Professor Auxiliar, em período experimental, da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa., 2009 a 2012.
 Membro do Conselho Científico da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2009.
 Membro eventual do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, (CIAUD – FAUTL). 2008 a 2009.
 Assistente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2000 a 2009.
 Membro permanente do corpo de assistentes na Assembleia de Representantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 1997 a 2002.
 Membro permanente do corpo de assistentes no Conselho Pedagógico da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 1997 a 1999.
 Assistente Estagiário da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 1996 a 2000.
4- PRINCIPAIS TEMAS DE INVESTIGAÇÃO
 Arquitectura da Habitação: Habitação Turística e do Lazer
 Arquitectura do Estado Novo
 Arquitectura Prisional
5- OUTRAS ÁREAS CIENTIFICAS DE INTERESSE
 Arquitectura Habitacional/Tipologias Habitacionais
 Arquitectura Turística e Hoteleira
 Arquitectura Portuguesa
 Movimento Moderno
 Métodos de Concepção Projectual
6 – PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO
 Membro efectivo do núcleo de Arquitectura do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design C.I.A.U.D.
 Membro da equipa de investigadores do projecto de investigação “Casas para um Planeta Pequeno”. Projecto que tem por coordenadores/investigadores responsáveis a Professora Margarida Louro e o Professor Francisco Oliveira, envolvendo as seguintes entidades: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e Centro de Investigação em Arquitectura, urbanismo e Design (C.I.A.U.D.). Desde 2009.
 “A Rua Direita – Estratégias de Requalificação em Contextos Transfronteiriços”.
Investigador no projecto proposto á FCT, coordenado pelo Professor Rui Barreiros Duarte. Uma parceria entre a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa / Centro de investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design e a Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – ETSAB.
Candidatura em Fevereiro de 2011.
PTDC/AUR- AQI/120027/2010
 “Home – Modelos Habitacionais em Territórios de Macro Povoamento Informal”.
Investigador no projecto proposto á FCT, coordenado pelos Professores Margarida Louro e Francisco Oliveira. Instituição de acolhimento: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Instituições envolvidas: Escuela Técnica Superior de Arquitectura – Universidade de Sevilha; Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC; Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – ETSAB.
Candidatura à instituição financiadora em Dezembro 2009.
PTDC/AFR/114638/2009
 “Habitat XXI Protótipos Habitacionais em Estratégias de Requalificação Informal.
O caso dos Musseques em Angola”.
Investigador no projecto proposto á FCT coordenado pela Professora Margarida Louro. Instituição de acolhimento: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Instituições envolvidas: Escuela Técnica Superior de Arquitectura Universidade de Sevilha; Faculdade de Arquitectura e Urbanismo – Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC; Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – ETSAB.
Candidatura à instituição financiadora em Dezembro 2009.
PTDC/AUR-AQI/109829/2009
 Membro da equipe que desenvolveu o Projecto de Investigação, “PROYECTO AL-KORIM”, com o apoio da União Europeia e no âmbito do PAIDAR-MED, Programa de Acção Integrada para o Desenvolvimento e Ordenamento da Região Mediterrânica Marroquina. Coordenado por D. António Vasquez de Castro, Professor Catedrático do Departamento de Proyectos Arquitectónicos de la Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, 2002/2003.
 “La Arquitectura del Estado Novo en Portugal”. O autor prepara uma edição em espanhol de uma parte adaptada da sua Tese de Doutoramento “Raul Rodrigues Lima, um Arquitecto del Estado Novo; La Arquitectura Penitenciária”, Com edição e publicação a cargo da Editora “INSIDECITY Lda. - New Editorial Concepts”, prevista para o ano de 2012.
 “O Bloco Municipal de Campo de Ourique: Entre o Modernismo e as Tendências Conservadoras”. Artigo entregue em Setembro de 2010 no Gabinete Editorial e de Comunicação (GEC) da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para publicação na revista Artitextos e enviado para revisão á Comissão Científica (DOUBLE-BLIND PEER REVIEW). Para publicação na revista “ARTITEXTOS 11”.
 “Raul Rodrigues Lima, un Arquitecto del Estado Novo; la Arquitectura Penitenciária”, Tese de Doutoramento em Arquitectura, na especialidade de “Teoria e Prática del Proyecto”, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid, Julho 2009.
 “Vivienda de Promoción Privada en el Estado Novo – Monumentalidade Simbólica de la Representacion de la Capital del Império, 1938-1940”, trabalho de investigação desenvolvido para a obtenção do título de “Suficiência Investigadora” na área de conhecimento de “Proyectos Arquitectonicos”. Departamento de Proyectos Arquitectónicos da Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid. Documento policopiado; Novembro de 2004.
 Jornal Barlavento “Nova Biblioteca Municipal de Silves e Área Arqueológica” - 3 de Fevereiro 2003 - pg. 7 e 8.
 Revista “Arquitectura e Vida” n.º 16 - pg. 68 a 71 - Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês Silves. Maio 2001
 “Abordagem Metodológica ao Projecto de Arquitectura”, trabalho desenvolvido no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Documento policopiado; Fevereiro de 2000.
 Revista “Lisboa Urbanismo” - Novembro/Dezembro 1999 - n.º 8 - pg. 6 a 9 - Edifício da Rinave-ACE.