Fénix  Webmail  |  Moodle  |  Candidatos |

Doutoramento em Urbanismo

O doutoramento em Urbanismo foi criado em Portugal no seio da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, tendo a primeira tese sido defendida em 1990. O curso de doutoramento em Urbanismo resulta da adequação do antigo grau ao processo de Bolonha e continua a ser o único doutoramento em Urbanismo oferecido pelas universidades públicas portuguesas.

O curso organiza-se a partir de linhas de investigação e segundo quatro temáticas principais:

• morfologia e projeto urbano;
  • planeamento urbano e territorial;
  • ambiente e paisagem;
  • políticas urbanas.

Pela sua natureza transdisciplinar e na relação com o centro de investigação (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigação financiados e direcionados para as necessidades do mercado profissional, da administração pública e da sociedade atual.

Visão global

OBJETIVO DO CURSO
O Curso de Doutoramento em Urbanismo tem como objetivo geral a formação orientada para o desenvolvimento de investigação avançada individual, preferencialmente integrada em projetos avaliados e financiados, conducente à criação e transmissão de conhecimento. Os objetivos específicos são a satisfação intelectual, a aquisição de competências avançadas que permitam o exercício profissional de forma mais informada, com vantagens competitivas, e o contributo para o desenvolvimento da sociedade e da economia. Neste sentido, o plano de estudos organiza-se segundo os princípios de Bolonha.
No 1º ano, os doutorandos frequentam várias Unidades Curriculares visando a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre (1) as metodologias de investigação próprias da disciplina, (2) as várias linhas de investigação a que o corpo docente do curso está ligado, e (3) como construir um projeto de investigação individual. O cumprimento dos objetivos é aferido pelos trabalhos produzidos em cada Unidade Curricular, culminando na aprovação do Projeto de Tese, o que permite ao doutorando registar o tema e iniciar o trabalho individual de investigação.
Nos 2º e 3º anos, os doutorandos dedicam-se ao desenvolvimento e operacionalização da investigação, culminando com a defesa da Dissertação. A sua evolução é aferida pela avaliação de relatórios semestrais e seminários de progresso dos trabalhos.
A FA-ULisboa disponibiliza dois calendários académicos para frequências dos cursos de Doutoramento. O regime normal tem como definição o calendário académico definido para toda a FA, com as aulas e períodos de avaliação a decorrerem entre setembro e julho, todas as sextas-feiras (cada semestre com 14 semanas de aulas). O regime intensivo tem um calendário académico que contempla aulas todos os dias da semana, sendo a duração de cada semestre de 5 semanas.
Não existe qualquer distinção entre os referidos regimes, quer ao nível dos Planos de Estudo, quer ao nível de exigência, valores de propinas, etc., sendo a única diferença o calendário académico.
O plano de estudos combina Unidades Curriculares de natureza teórico-prática, em formato de seminário e através de orientação tutorial, de modo a garantir uma relação docente-discente que implique um trabalho acompanhado. O plano de estudos foi concebido para integrar docentes convidados em várias fases do percurso curricular, possibilitando o reconhecimento de créditos obtidos noutras instituições parceiras, com as quais a FA tem programas bilaterais ou especiais de mobilidade. A investigação é o foco essencial do Curso de Doutoramento em Urbanismo, desenvolvendo-se de forma individual acompanhada, através da integração em grupos de investigação e pelo estímulo à participação em encontros científicos e à publicação de resultados. O desenvolvimento da Tese de Doutoramento é realizado sob a orientação científica de um ou dois orientadores, sendo um obrigatoriamente docente da FA, de acordo com a regulamentação em vigor.

AULAS
No regime normal, as aulas decorrem às sextas-feiras, nos períodos entre 8h30-13h e 14h-19h.
No regime intensivo, as aulas decorrem todos os dias da semana, nos períodos entre as 08h30-13h e 14h-19h

CALENDARIZAÇÃO

Abertura e início do Curso*:
Regime normal: Sexta-feira da 3ª semana de setembro.
Regime intensivo: Segunda-feira da 2ª semana de Janeiro.

Fim do 1.º Ano Curricular*:
Regime normal: Final de maio com realização das avaliações durante os meses de junho e julho.
Regime intensivo: Final de julho com a realização das avaliações durante os meses de novembro e dezembro.

* Informação meramente indicativa que deverá ser confirmada no respetivo calendário académico.

Candidaturas
Plano de estudos
Propinas
Recursos materiais