Fénix  Webmail  |  Moodle  |  Candidatos | 

Arquitetura com especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado

Mestrado integrado em Arquitetura com especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado


O Mestrado Integrado em Arquitetura com Especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado é um curso completo de Arquitetura, reconhecido pela Ordem dos Arquitectos e pela Diretiva Europeia 2005/36/CE, com o mesmo reconhecimento académico e profissional do tronco principal do Mestrado Integrado em Arquitetura, e que adiciona valências específicas no âmbito da qualificação e detalhe dos espaços construídos e da reabilitação do edificado, que poderão ser determinantes no sucesso futuro de integração no mercado de trabalho.

Visão global

Há fatores de diversidade na Arquitetura: objetivos, diferenças de escala a que esta opera, natureza das transformações com que lida, e tempo de duração das transformações que realiza no ambiente natural e construído.

Neste Mestrado, são tratados os valores da luz, das texturas, das materialidades, das cores e do detalhe, a partir da dimensão cénica, ambiental e da efemeridade. Programas como POP-UPs, serviços, mas também museus, restaurantes, espaços de espetáculo, exposições, etc. A Arquitetura de Interiores não exclui o que surge exteriormente à “caixa” habitada. Porém, nos dias de hoje, os Interiores tratam do re-uso dos espaços, lidando com as fronteiras entre espaços, com as margens, com o “entre” e os espaços inesperados.

 Esta especialização impõe-se como um domínio específico que privilegia, redefine e qualifica novos territórios relacionados com a definição e requalificação de espaços preexistentes, quer arquitetónicos quer urbanos, metamorfoseando-os e transfigurando-os através de novos entendimentos numa visão abrangente e múltipla de diversas áreas disciplinares.

As unidades curriculares de Laboratório de Projeto desta especialização, com o mesmo número de horas e créditos do tronco principal do Mestrado Integrado em Arquitetura, estipulam sempre simulações de projeto em que existe a presença de pré-existências construídas, com a sua decorrente análise e validação, e a necessidade da contextualização e diálogo entre o novo e o que existe. Os docentes desta unidade curricular possuem um currículo profissional significativo de projeto, transmitindo aos discentes um conhecimento apoiado na experiência.

 

DESTINATÁRIOS CANDIDATURAS
Esta especialização destina-se a todos os que pretendam adquirir uma formação em Arquitetura que lhes permita o reconhecimento académico e profissional de um Mestrado Integrado em Arquitetura mas que queiram complementar o seu estudo através de uma relação mais próxima com os materiais e o detalhe dos elementos arquitetónicos, e possuam sensibilidade para o diálogo estético e cultural com as estruturas e espaços construídos pré-existentes.

 

OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE
O Mestrado Integrado em Arquitetura com Especialização em Arquitetura de Interiores é um curso completo de Arquitetura, reconhecido pela Ordem dos Arquitetos e pela Diretiva Europeia 2005/36/CE, com o mesmo reconhecimento académico e profissional do tronco principal do Mestrado Integrado em Arquitetura. Após aprovação no Trabalho Final de Mestrado, os mestres em arquitetura, com especialização em Arquitetura de Interiores, adquirem um estatuto profissional de arquitetos, estando capacitados para o exercício dos actos próprios da sua profissão em qualquer área de atividade.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Com esta especialização pretende-se uma maior diversidade nas saídas profissionais, acrescentando à área da Arquitetura, a Arquitetura de Interiores, a Reabilitação e as Arquiteturas Efémeras (expositivas, comerciais, não permanentes, etc.), sempre com especial atenção ao conhecimento e detalhe dos materiais e dos elementos arquitetónicos que consideramos fundamentais para uma abordagem qualificada à profissão de Arquiteto.

 

CORPO DOCENTE
Corpo docente afeto ao Mestrado Integrado em Arquitetura com Especialização em Arquitetura de Interiores inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas disciplinares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.

 

O percurso académico é enriquecido pela oferta regular de Workshops, Cursos Livres, Conferências com convidados externos e múltiplas iniciativas de ligação à sociedade, incluindo protocolos com municípios e outras entidades.

Candidaturas
Propinas
Plano de estudos
Protocolos e parcerias
Recursos materiais
Prémios
Temas das Turmas de Projeto para o Ano Letivo 2018-2019 - 4º e 5º Ano - ESPECIALIZAÇÃO EM INTERIORES E REABILITAÇÃO DO EDIFICADO
No Albums

Visita o site dos alunos do mestrado em Arquitetura

com especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado

A FA está mais perto de ti

icon facebook icon twitter icon instagram icon youtube icon linkedin

 

©2018 Gabinete de Comunicação e Gabinete Multimédia da FA-ULisboa

Search