Fénix  Webmail  |  Moodle  |  Candidatos | 

Mestrado em Design de Moda

Mestrado em Design de Moda


 

O curso de mestrado em Design de Moda visa o desenvolvimento de uma visão pessoal do mundo da moda, por intermédio da consolidação de conhecimentos e de capacidades projetuais, reflexivas, criativas e críticas, num quadro de experimentação e versatilidade capaz de atender às necessidades atuais e expectáveis nos territórios profissionais do Design de Moda.

Visão global

Pretende-se desenvolver e aprofundar, na continuação dos objetivos do 1.º ciclo de estudos em Design de Moda, a formação de profissionais para o desempenho de tarefas em diversos domínios: projeto de design, criação de conceitos, forecasting, draping, estratégias de comunicação e visualização, entre outros, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades, tendências, valores e iniciativas de empreendedorismo. As temáticas importantes da moda e do design, consideradas no âmbito deste mestrado são: conceitos e tendências, draping, desenho de superfícies, têxteis e texturas; desenvolvimento de coleções; atualização de produtos e visualizações. Os produtos profissionais explorados ao longo do curso podem ser separates, coordenados e coleções, desenho de acessórios, portefólios de pesquisa e fontes de inspiração, ilustrações, sessões fotográficas e apresentação de conceitos. O curso de mestrado em Design de Moda promove, assim, uma cultura do projeto em ambiente colaborativo de atelier ao longo de três semestres letivos. No último semestre do curso, espera-se que o estudante seja capaz de desenvolver os seus talentos e aptidões particulares.

 

DESTINATÁRIOS CANDIDATURAS
Esta formação destina-se a alunos que possuem uma Licenciatura nas áreas de Design ou afins e que pretendam obter um aprofundamento em matérias relacionadas com o Design de Moda.

 

OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE
O curso decorre num ambiente colaborativo de projeto ao longo de três semestres letivos, nos quais se desenvolvem competências avançadas em Design de Moda nas diversas escalas, dimensões e possíveis aplicações (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional), bem como as competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de um Trabalho Final de Mestrado.
O quarto semestre letivo é integralmente dedicado ao trabalho individual final de mestrado sob orientação científica, podendo optar-se por um Projeto de Design de Moda, uma Dissertação de Natureza Científica ou Estágio Académico de Natureza Profissional. O processo formativo para a obtenção do grau de Mestre culmina na apresentação e defesa em provas públicas do Trabalho Final de Mestrado.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS
As perspetivas profissionais individuais podem incluir tornar-se um designer de moda independente, criando uma marca de moda; um designer para a indústria, trabalhando para determinada marca ou atelier; ou um fashion forecaster, avaliando e estudando tendências futuras para a indústria da moda.
O styling, a edição e produção de moda, a direção artística e editorial incluem-se ainda entre outras das diversas possibilidades.

 

CORPO DOCENTE
O corpo docente afeto ao Mestrado em Design de Moda inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas curriculares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.

 

O percurso académico é enriquecido pela oferta regular de Workshops, Cursos Livres, Conferências com convidados externos e múltiplas iniciativas de ligação à sociedade, incluindo protocolos com municípios e outras entidades.

Candidaturas
Propinas
Plano de estudos
Protocolos e parcerias
Recursos materiais
Prémios

Visita o site dos alunos do mestrado em Design de Moda

A FA está mais perto de ti

icon facebook icon twitter icon instagram icon youtube icon linkedin

 

©2018 Gabinete de Comunicação e Gabinete Multimédia da FA-ULisboa

Search