Portfolio (2)

Faleceu o arquiteto e professor Manuel Graça Dias

Faleceu Manuel Graça Dias, aos 66 anos, na noite de 24 de março, domingo.

O arquiteto lecionou na FA entre 1985 e 1996, depois de se graduar em Arquitetura, em 1977, na antiga Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Atualmente, era professor auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Porto. Ao longo da sua carreira, tornou-se uma das figuras mais relevantes e proeminentes da Arquitetura, em Portugal.

Grande parte da sua obra foi realizada no ateliê Contemporânea, fundado em 1990, a par de Egas José Vieira. Do espólio, profissional, contam-se edifícios como o Teatro Municipal de Almada; a sede da Associação dos Arquitectos Portugueses; a Escola de Música, Artes e Ofícios de Chaves; a requalificação do Lu.Ca (Teatro Luís de Camões, em Lisboa); o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Sevilha  de 1992; o restaurante italiano Casanostra, no Bairro Alto, ou a Loja Ana Salazar, na rua do Carmo, ambos em Lisboa. Além disso, publicou vários livros, como Macau Glória: A glória do vulgar, com Manuel Vicente e Helena Rezende (1991), Vida Moderna (1992), Ao volante pela cidade: 10 entrevistas de arquitetura (1999), O homem que gostava de cidades (2001), Arte, arquitetura e Cidade: A propósito de 'Lisboa Monumental' de Fialho de Almeida (2011), e Aldeia da Estrela: Sociologia e arquitetura ao serviço de uma população, com Rodrigo Rosa e Egas José Vieira (2015). Em 2006, Manuel Graça Dias foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique (grau comendador) por Jorge Sampaio, então Presidente da República.

O velório realizar-se-á esta a 25 de março, segunda-feira, à tarde na Basílica da Estrela, em Lisboa, segundo fonte próxima da família.

Aos amigos e à família apresentamos a mais sinceras condolências.

25 março 2019