Curso Especialização: Arquitecturas em Papel e Design Paramétrico PDF  | Imprimir |

vfposter pt 3-page-001

Download cartaz / Poster Download

I. Introdução

O conceito de sustentabilidade na construção aparece de variadas formas e com uma pluralidade de termos. O desígnio é a diminuição do consumo de energia e de perdas energéticas, a proteção da biodiversidade e dos sistemas naturais e uma integração do ambiente construído com o ambiente natural, sem prejudicar nem o conforto, nem a beleza.
A arquitectura, sendo um produto da imaginação da criatividade e da idealização, surge de relações que o pensamento estabelece entre aquilo que conhece, aquilo pelo que anseia e pela noção de harmonia e proporção que lhe é intrínseco, tornando-se assim útil olhar não só à nossa volta mas também para o passado e encontrar inspiração em modelos históricos.
Os objetivos que presidem à organização deste Curso de Especialização “Arquiteturas em Papel e Design Paramétrico associado a Estruturas e Materiais alternativos”, são: sensibilizar, explorar, promover e divulgar as técnicas de construções de formas harmoniosas e proporcionais, introduzindo novas linhas de estudo no âmbito da investigação científica nas Artes, na Arquitetura, no Urbanismo e no Design; transportando a experiência adquirida para a realidade do tecido empresarial e para iniciativas de programas internacionais.

II. Docência

António José Morais – Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
Carlos Oliveira Santos - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
Fernando Coelho da Silva Pinheiro - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
João Pedro do Carmo Fialho - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
Jorge N. Telles F. C. Bastos - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
José Nuno Dinis Cabral Beirão - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
Maria João Pereira Neto - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
Mário S. Ming Kong - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)
Pedro Miguel Gomes Januário - Faculdade de Arquitetura (FA-ULisboa)

III. Destinatários /Habilitações

Esta formação dirige-se a Licenciados ou Mestres em Arquitetura, em Arquitetura de Interiores, em Urbanismo, em Design e em Engenharia; candidatos de outras áreas científicas poderão ser aceites após análise curricular e aprovação pela comissão científica do curso.

IV. Carga Horária e Período Lectivo

O curso decorrerá entre 15 de setembro de 2014 a 3 de Junho de 2015, tem a duração de dois semestres, num total de 28 semanas (189 horas):
- Concentrado às Sexta-feira das 11h às 18h30 de modo a ser compatível com as actividades profissionais.

V. Unidades de Crédito

Em função do número de horas de contacto (directo e complementar) e de acordo com os critérios de cálculo estabelecidos pelo Decreto-Lei nº 42/05 de 22/2, assim como considerando o presente curso de “formação pós-graduada de curta duração” - Despacho nº 822/2013 de 25 de Janeiro -, o aluno que completar a totalidade do plano de estudos obterá 16,5 créditos ECTS, podendo equivaler a unidades curriculares do 2º e 3º ciclo da Faculdade de Arquitectura.

VI. Candidaturas e Inscrições

Apresentação de candidaturas: até 31 de Julho 2014
Prazo para Inscrição: até 12 de Setembro

Mínimo de alunos necessários para o curso abrir: 10 alunos

No acto de apresentação da candidatura deverá ser feita a entrega de:

- Ficha de Candidatura com fotografia
- Curriculum Vitae;
- Certificado de habilitações;
- Fotocópias do Bilhete de Identidade e de Contribuinte ou Cartão de Cidadão

Programa Curricular:

1º semestre

Laboratório de Arquitetura em Papel e Design Paramétrico (PT / ENG)
Laboratório de Arquitetura em Papel e Design Paramétrico I (PT / ENG)
Laboratório de Física e Materiais (PT / ENG)
Laboratório de Formas Estruturais (PT/ ENG)

2º semestre

Laboratório de Arquitetura Em Papel e Design Paramétrico II (PT / ENG)
História Cultural e Sustentabilidade (PT / ENG)
Projecto e Fabricação Digital (PT / ENG)
Seminário de Gestão, Inovação e Empreendedorismo (PT / ENG)