Workshop de Ilustração PDF  | Imprimir |

 

 cartaz workshop

Download

Coordenação: Professor Luís Romão
Organização: Gonçalo Folgado e Luís Romão
Local: Faculdade de Arquitectura Lisboa (sala 5.0.13)
Horário: 10:00h/13:00h, 14:00/17:00 e 17h:30/20:30 (turmas) - vagas preenchidas
Formadores: Gonçalo Folgado, Karim Benali e Vitor Correia
Duração: 8 dias
Datas: 9 a 20 de Junho, 2014
Total de horas por módulo: 24h 
Nº mínimo e máximo de inscrições por grupo: 10/15 alunos 
Destinatários: Alunos de Arquitectura, Urbanismo e Profissionais 
Preço/ aluno: 70 €
Inscrição: Centro de Formação Contínua e Pós-Graduada

Boletim de Candidatura - Download

Informações Importantes:
O boletim de candidatura deverá ser enviado para o email para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Após receção do boletim, o candidato receberá informações sobre como proceder ao pagamento.
 

Resumo:
Por vezes ter só uma boa ideia não chega. É cada vez mais necessário uma forma de comunicação eficiente, quer seja verbal, quer seja através das peças desenhadas que acompanham um Projecto.

Num mundo em que cada vez mais uma imagem vale por mil palavras torna-se essencial saber comunicar de forma clara as intenções que fundamentam os Projectos em que trabalhamos, e uma exposição hábil é determinante para captar atenções e dar a conhecer as nossas ideias.

Assim sendo este workshop tem como objectivo principal dotar os alunos das ferramentas necessárias para que consigam comunicar devidamente as suas ideias, quer seja aos professores, quer seja ao mercado de trabalho.

Pretende-se assim utilizar softwares “comuns” como AutoCad, Adobe Illustrator, Photoshop e Sketchup, e ainda, pontualmente uma linguagem de programação, mesclando todos estes numa metodologia de fácil apreensão e com resultados bastante apelativos, desde o processo de concepção ao processo final de impressão, que muitas das vezes se pode revelar problemático não só para o aluno, como também para quem imprime, pois são muitas as vezes em que os documentos chegam a este estágio com tamanhos desmesurados o que implica mais tempo consumido de impressão sem os resultados pretendidos.

Este curso é dirigido aos membros da comunidade académica e da esfera profissional que pretendam melhorar a qualidade gráfica dos seus trabalhos de modo a conseguirem uma uma apresentação mais expressiva e efectiva das suas ideias, seja para efeitos académicos ou para portfolio. Pretende-se que os alunos utilizem projectos da sua autoria de modo a que apliquem directamente os conteúdos leccionados nos mesmos.

Plano de Aulas:

Módulo 1. Análises Territoriais e Urbanas
Sendo estas peças principal mote para o projecto, as mesmas não podem ser descuradas do ponto de vista gráfico e de legibilidade, uma vez que as intenções de Projecto começam a sentir-se a estas escalas. O objectivo deste Módulo passa por aperfeiçoar este tipo de carta de modo a que as intenções sejam passadas. Os softwares utilizados serão Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

Módulo 2. Plantas de Arquitectura e Desenho Urbano
Serão leccionados conteúdos que implicam a “limpeza” de plantas, a aplicação de espessuras recomendadas para os diferentes tipos de elementos em representação, e técnicas de colagem e tratamento de imagem.

Módulo 3. Modelação Digital
Neste módulo ter-se-á especial atenção não só às volumetrias do projecto em si, como também da envolvente do mesmo, uma vez que a partir de uma boa modelação digital várias outras peças poderão ser produzidas, tais como Alçados, Cortes, Ilustrações e Esquemas 3D.

Módulo 4. Alçados e Cortes Perspéticos
Não se pretende ensinar os alunos a “erguerem” um alçado ou um corte, contudo existem técnicas que reduzem o tempo que se leva a representar e cujos resultados são bastante apelativos.
Técnicas essas que passam pela mistura de comandos de Google Sketchup e Pós-tratamento de Imagem em Photoshop.

Módulo 5. Perspectivas
O desenho em perspectiva pode ser importante para descrever um espaço rico de informação. Neste módulo é introduzido um novo sistema de representação perspéctico em ambiente gráfico virtual. É semelhante a sistemas que já são utilizados na fotografia com lentes especiais.

Módulo 6. Esquemas e Axonometria Explodida
Um diagrama é uma peça fundamental para a compreensão de um projecto na sua globalidade, e neste módulo o objectivo é que os formandos consigam elaborar um Esquema 3D de seus projectos a partir das maquetas digitais desenvolvidas no Módulo 3.

Módulo 7. Ilustrações Rápidas
As ilustrações rápidas consistem na utilização de fotografias de Desenhos/Maquetas elaboradas pelos alunos, como recurso base para a elaboração de ilustrações que procurem transmitir as ideias/conceitos dos Projectos, tendo a principal vantagem de serem pouco morosas e atingirem resultados criativos e artísticos.

Módulo 8. Ilustração com recurso a Fotomontagem
As ilustrações 3D são provavelmente uma das melhores formas de comunicar com bastante eficácia as intenções de Projecto que temos, e neste módulo vão ser passados alguns ensinamentos de como conseguir ilustrações deste tipo, umas com uma execução mais rápida e prática, e outras que embora mais morosas e mais tecnicistas, podem atingir resultados mais realistas.

Material necessário:
Os alunos poderão utilizar o seu computador portátil e instalar a versão trial gratuita dos softwares necessários, sendo estes AutoCad, Google Sketchup, Vray, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

Estará disponível no Centro de Cópias “Tal Imagem” uma sebenta de apontamentos sobre cada um dos módulos a leccionar neste curso.

Se assim o entenderem, os formandos poderão utilizar os seus próprios trabalhos como ponto de partida no sentido de aplicarem directamente os conteúdos leccionados quer seja para a cadeira de Projecto, quer seja para o seu portfolio.

Formadores:

Gonçalo Folgado é natural de Montijo, com residência em Lisboa.
Licenciado em Estudos Arquitectónicos e Mestrado em Planeamento Urbano e Territorial pela Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, fez ainda uma Pós-Graduação em Urbanismo na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa onde foi bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Teve participações no VIII Congresso Ibérico de Urbanismo promovido pela Associação de Urbanistas Portugueses e nas Jornadas de Investigação da Faculdade de Arquitectura com o artigo “Gestão da Noite na Cidade”.
É actualmente membro do grupo informal u.iclc e do grupo de Investigação Gestual (Grupos de Estudos Socio territoriais e urbanos de Acção Local) sediado na Faculdade de Arquitectura.
Encontra-se a operacionalizar o Projecto 2 de Maio todos os dias, ao abrigo do programa de Parcerias BIP/ZIP num projecto de Urbanismo de Proximidade com o Bairro 2 de Maio, como facilitadores de comunicação, auscultando a comunidade na integração das ideias desta nos Planos Municipais de Ordenamento do Território.

Karim Benali é natural de Sintra, com residência em Lisboa.
Licenciado em Estudos Arquitectónicos, na Universidade Técnica de Lisboa, efectuou também os cursos de Photoshop for Digital Production e 3DS Max Foundation, na Odd School em Lisboa.
É actualmente membro do grupo informal u.iclc e colaborador no Projecto “2 de Maio todos os dias”, ao abrigo do programa de Parcerias BIP/ZIP num projecto de Urbanismo de Proximidade com o Bairro 2 de Maio, como facilitadores de comunicação, auscultando a comunidade na integração das ideias desta nos Planos Municipais de Ordenamento do Território.

Vitor Correia é docente da FA-Ulisboa.

Actualizado em Sexta, 06 Junho 2014 16:21
 
Copyright © 2013 FAULfacebook