Ciclo de Conferências “Encontro de Urbanismo – A Cidade Invisível” PDF  | Imprimir |

Entre janeiro e junho deste ano decorre no auditório do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo, este ano com o título “A Cidade Invisível”.

Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao fim do dia (18h), pretende-se dar a conhecer os bastidores da cidade através de estruturas ou realidades menos conhecidas da maior parte do público e que percorrem temas tão diversos como o da circulação das águas,  os serviços de saneamento, de energia e de telecomunicações, a mobilidade, o património cultural e natural e os sistemas socias emergentes.

A primeira sessão, com o tema “Os Caminhos das Águas”, tem lugar já no próximo dia 19 de Janeiro, quinta-feira, pelas 18h. Conta com a moderação de José Saldanha Matos (Instituto Superior Técnico), e a participação dos oradores Luís Lemos Branco (EPAL) – A distribuição de água em Lisboa, José Silva Ferreira (CML) -  Plano Geral de Drenagem) e Luis Ribeiro (Instituto Superior Técnico) – As águas de Alfama.

Como complemento às sessões de cada mês, este ano estão também previstas visitas guiadas a locais de interesse que, de alguma forma, se relacionam com os temas apresentados. Assim, no dia 20 de Janeiro, pelas 15h está marcada uma visita à Galeria do Loreto (Museu da Água). O ponto de encontro é o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras (Praça das Amoreiras, 10). As visitas estão sujeitas a inscrição prévia pelo que, caso tenha interesse, deverá inscrever-se através do email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .