Departamento de Desenho e Comunicação Visual PDF  | Imprimir |

imagem fautl

O departamento de Desenho e Comunicação Visual (DCV) emerge na sequência da implementação dos novos estatutos da FAUTL, aprovados em 2 de Julho de 2009, tendo como antecedente a antiga Secção de Desenho, Geometria e CAD que então pertencia ao Departamento de Arquitectura, fazendo-se assim jus a uma das características fundamentais e de raízes ancestrais desta escola, o pensamento visual.

O departamento engloba três áreas disciplinares, autónomas, mas funcionando completa e integradamente, o Desenho e Cultura Visual, a Geometria e a computação Gráfica e Multimédia e participa nos diversos domínios científicos e áreas de formação da FA, Arquitectura, Urbanismo, Design e Artes, através dos respectivos eixos fundamentais, nomeadamente o ensino, a investigação e a prestação de serviços.

A intervenção do departamento verifica-se ao nível dos três ciclos de estudos, ou seja, licenciaturas, mestrados e mestrados integrados e doutoramento. Todas estas competências entretecem-se na possibilidade de criações de projectos de cariz artístico ou operativo, que completam a formação dos alunos nos diversos ciclos de estudos.

No respeitante à investigação, salienta-se ainda uma intervenção através da publicação de uma revista, a Linha do Horizonte, da organização de encontros temáticos vários, da criação de uma base de dados de imagens e de projectos de investigação.

O DCV integra um núcleo alargado de vinte e seis docentes, maioritariamente doutorados (16 professores doutorados: 2 associados e 14 auxiliares; 10 docentes não doutorados: 5 assistentes e 5 assistentes convidados).

Homolgação do Presidente do Departamento - Despacho nº 12/2014

Homolgação dos Coordenadores das Secções - Despacho nº 11/2014