Colóquio: Identidade e Paisagem no Processo de Planeamento Territorial PDF  | Imprimir |

Colóquio: Identidade e Paisagem no Processo de Planeamento Territorial

No âmbito da relação mantida com as universidades e o meio académico,  o CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa tem vindo a apoiar e a acolher sessões de apresentação e divulgação de estudos e projetos de investigação, cujos temas abordam questões urbanas.

Numa fase inicial de projecto, a apresentação dos trabalhos visa o debate e a partilha de ideias entre a comunidade científica, técnicos e público em geral, assim como o estabelecimento de stakeholders.

É neste sentido que decorre no CIUL, no próximo dia 7 de março, a partir das 14h, o Colóquio: Identidade e Paisagem no Processo de Planeamento Territorial. A sessão surge como uma oportunidade de partilhar perspetivas e cruzar leituras sobre identidade e paisagem na cidade de Lisboa, tendo em vista uma futura candidatura à FCT.

A iniciativa decorre do Projeto PERIURBAN - Áreas peri-urbanas perante os desafios da sustentabilidade: desenvolvimento de cenários para a AML, um projeto FCT já concluído, coordenado pelo Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR/CERIS) e pelo Instituto Superior Técnico (2012-2015).

O Colóquio, conduzido por Isabel Loupa Ramos (IST-UL) e por Fátima Bernardo (UE), responsáveis pelo projecto, integra apresentações por parte das professoras envolvidas e de convidados do meio académico e da Câmara Municipal de Lisboa que, de alguma forma, se relacionam com os temas em discussão.

14:00 - O que é isto da identidade? Processos e conteúdos | Fátima Bernardo, UE

14:30 - Identidade da paisagem | Isabel Loupa Ramos, IST-UL

15:00 - Novas dinâmicas no centro de Lisboa: Massificação, gentrificação ou autenticidade? | Pedro Costa, ISCTE-IUL

15:30 - A Mouraria nunca fica no retrato | Teresa Duarte, Direção Municipal de Urbanismo/CML