Atribuição do grau de doutor honoris causa a Françoise Choay PDF  | Imprimir |

A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Arquitetura e do Instituto Superior Técnico, vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Françoise Choay. A cerimónia, iniciada por cortejo académico, terá início 11h e decorrerá na Sala Rainha Sonja da Noruega (Cubo), na Faculdade de Arquitetura.

A atribuição do grau deriva da sua determinante contribuição para a teoria e a crítica da arquitetura e do urbanismo, pontuada, desde a década de 60, pela publicação de livros e de artigos inovadores, muitas vezes fundadores, em que confronta textos inaugurais do pensamento urbanístico e arquitetónico com as suas próprias análises e suscitando o debate.
Françoise Choay nasceu em 1925, e, após os seus estudos em filosofia e em estética, dedicou-se à teoria e à história da arte, da arquitetura e do urbanismo, sendo professora de urbanismo, de arte e de arquitetura na Université de Paris VIII.
As suas obras, espaçadas de cerca de dez a quinze anos, têm pontuado o debate teórico das últimas décadas nos domínios da arquitetura e do urbanismo e têm-se revelado seminais na sua capacidade de síntese e no estabelecimento de marcos de referência para o debate de ideias. Cada uma das obras de Françoise Choay produz novas sínteses do pensamento, reordenando o panorama da historiografia e atribuindo novos significados e valores a texto e autores que passam a ser encarados sob uma nova perspetiva.
Os textos de Françoise Choay são textos de referência fundamentais dos programas curriculares desta e de outras universidades, tendo influenciado a formação de várias gerações de arquitetos.
Françoise Choay será a primeira mulher a receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura.

Actualizado em Sexta, 19 Maio 2017 14:43