Eduardo Afonso Dias e José Brandão recebem título de Professor Emérito PDF  | Imprimir |

No dia 30 de maio, decorrerá a cerimónia de atribuição do título de professor emérito a Eduardo Afonso Dias e José Brandão. Ambos os professores, antigos docentes da Faculdade de Arquitetura, são figuras de relevo na área do Design. Os dois participaram na fundação da Associação Portuguesa de Designers, em 1976, como sócios fundadores; e ambos receberam o Prémio Nacional de Design (Carreira) em 2000.

Eduardo Afonso dias (Lisboa, 1938) notabilizou-se nas área do design de interiores e de equipamento, do design industrial e do design gráfico. Foi professor jubilado da FA, ao cumprir 70 anos de idade. Em 2014, foi celebrado com a exposição Eduardo Afonso Dias, 50 Anos de Profissão – O Design Possível, no MUDE, em Lisboa.

José Brandão (Nova Iorque, 1944) distinguiu-se no design gráfico. Durante a sua carreira, teve uma participação ativa na vida académica, tendo estudado e lecionado em diversas instituições de ensino. Entre 1995 e 2011, ano em que se aposentou, foi professor na FA. Em 1982, fundou, a par da esposa, Salette Brandão, o B2 Atelier de Design, que ainda hoje mantém uma vasta e rica carteira de clientes.

Eduardo Afonso Dais e José Brandão serão os primeiros a receber o título de Professor Emérito pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e os primeiros Professores Eméritos em Portugal, na área científica do Design.

A cerimónia terá lugar no dia 30 de maio, às 15h, na sala Rainha Sonja da Noruega (Cubo), na Faculdade de Arquitetura.