Congresso Internacional AESOP: “Spaces of Dialog for Places of Dignity” PDF  | Imprimir |

A Faculdade de Arquitetura, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto Superior Técnico co-organizam o Congresso Anual da AESOP (Association of European Schools of Planning), este ano, em Lisboa, que marca o 30.º aniversário da associação.

Sob o tema Spaces of Dialog for Places of Dignity: Fostering the European Dimension of Planning, o Congresso irá realizar-se de 11 a 14 de julho, no Campus do Instituto Superior Técnico, com Sessão de Abertura na Aula Magna da Universidade de Lisboa

A AESOP pretende, através de um sistema de diálogo aberto e de cooperação entre comunidades e países de todo mundo, abrir as portas para a construção do futuro urbano das cidades europeias. Porque é esse diálogo que serve de base a um planeamento mais humano, que se traduz na temática deste congresso: Spaces of Dialog for Places of Dignity: Fostering the European Dimension of Planning. As temáticas em discussão serão tratadas sessões temáticas, mesas redondas e visitas técnicas.

Este evento conta com a pressença de um conjunto significativo de participações de renome internacional nas várias atividades previstas. Destacam-se prestigiados keynote speakers que incluem Joan Clos, atual diretor executivo do Programa UN- Habitat, Simin Davoudi, Diretora da Global Urban Research Unit (GURU) da School of Architecture, Planning and Landscape e Diretora associada do Institute for Sustainability da Universidade de Newcastle, José Manuel Viegas, secretário-geral do Fórum Internacional de Transportes da OECD desde 2012 e Viriato Soromenho- Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 1978 ligado ao associativismo ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Durante o congresso, realizar-se-á, também, uma homenagem ao professor Klaus Kunzmann, figura incontornável na área do Planeamento Urbano.

Está ainda previsto o lançamento da revista TPU Território, Planeamento e Urbanismo – Teoria e Prática. Projeto editorial promovido por escolas portuguesas que integram a AESOP: A Faculdade de Arquitetura, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; a Universidade de Aveiro e a Fundação para a Ciência e Tecnologia da Universidade Nova.

Entre 5 e 8 de julho, no âmbito do congresso, decorrerá o workshop Spaces of Dialog for Places of Dignity: Challenges for planning Reasearch, no Departamento de Ciências Socias, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro. Esta formação é dirigida a estudantes de doutoramento.

Mais informação sobre a conferência disponível em http://aesop2017.pt/.

Actualizado em Quinta, 29 Junho 2017 11:20