Projetar a Cidade com a Comunidade: resultados do Congresso PDF  | Imprimir |

PROJETAR A CIDADE COM A COMUNIDADE: Reflexões sobre processos participados

CONGRESSO INTERNACIONAL

O congresso internacional teve lugar nas instalações da Faculdade de Arquitetura – Universidade de Lisboa, nos dias 8 e 9 de Junho de 2017, surgiu como uma reflexão e desenvolvimento do trabalho de investigação do grupo de Investigação GEU (Grupo Interdisciplinar de Estudos Urbanos), e para apresentar alguns dos resultados da experiência obtida nos 2 workshops que decorreram nos meses de Abril e Maio de 2017. Esteve em debate o tema da participação na Arquitetura, Urbanismo e Design e a sua importância na definição das práticas e dos mecanismos das políticas e na gestão urbana.

Contámos com a parceria entre o CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), a FA-UL (Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, e a JFC (Junta de Freguesia de Carnide), a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e a APC (Associação Portuguesa da Cor).

Neste congresso participaram mais de 150 pessoas. Realizaram-se 3 conferências, 4 sessões de mesas redondas, 18 sessões paralelas com 71 apresentações, o lançamento do número 4 da E-Revista: Espaços Vividos Espaços Construídos e ainda o evento de encerramento com um churrasco para o convívio de todos os participantes. Organizaram-se dois eventos fora da FA: uma visita guiada ao Bairro Padre Cruz, em Carnide; o lançamento do livro Architecture and the Social Sciences e uma sessão de curtas metragens com apresentação de projetos em Lisboa por parte de 5 colectivos de arquitetura, urbanismo e design e do grupo GEU.

Contámos com a presença de algumas personalidades, como Helena Roseta que realizou a reflexão final do congresso; Nuno Portas que participou no lançamento do Livro Architecture and the Social Sciences e no congresso; comunicações em conferências de João Ferrão (ICS), Doina Petrescu e Constatin Petcou (Atelier d’Architecture Autogéré, França) e também Paulo Francisco (Chefe de Divisão do Departamento de Marca e Comunicação Div. Inov. Organizacional e Participação, OPLisboa); comunicações e debates em mesas redondas com a presença de Irena Bauman (ASF-UK, Univ. Sheffield, Bauman Lyons Architects, UK), Mariana Dias Simpson (Ibase, Brasil), Emily Berwyn (Meanwhile Space, UK), Miguel Brito (Câmara Municipal de Lisboa), David Moynihan (Social Life, UK), Filipa Ramalhete (CEACT, Univ. Autónoma de Lisboa), José Carlos Mota (Univ. de Aveiro), Alexandra Paio (ISCTE – IULisboa), Giovanni Allegretti (Univ. de Coimbra), Isabel Raposo (CIAUD-FA ULisboa), Nuno Grande (FAUP), José António Bandeirinha (FA-UCoimbra), José Aguiar (CIAUD-FA ULisboa).

Para mais informação consultar no link o vídeo do congresso: https://www.youtube.com/watch?v=z5465PqcThQ

Actualizado em Quinta, 07 Setembro 2017 14:30