Conferência "L'Air du temps" de Anabela Becho PDF  | Imprimir |

Conferência L’AIR DU TEMPS - Ecos da Moda Parisiense em Lisboa (De Madame Grès a Christian Dior), por Anabela Becho

Dia 26 de Outubro, 5 feira, pelas 18.30h. No GEO Gabinete de Estudos Olisiponenses - Palácio do Beau Séjour (Estrada de Benfica nº 368).

Anabela Becho vive e trabalha em Lisboa. É historiadora de moda e investigadora  no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura / Universidade de Lisboa, onde se encontra a frequentar o doutoramento. É professora convidada na FAUL, onde leciona Design de Figurinos e Design de Acessórios. É autora dos capítulos Kindred Spirits: The Radical Poetry of Japanese and Belgian Designers (Fashion Game Changers, Bloomsbury, 2016); O Mundo Todo – Os Figurinos de António Lagarto e a Moda (De Matrix a Bela Adormecida, INCM, 2015); Moda e Costumes – L’Air du Temps (Jogo da Glória – O Século XX Malvisto pelo Desenho de Humor, Museu da Presidência, 2012). Ao longo da sua carreira, escreveu para inúmeras publicações: Relance, Vogue Portugal, Doze, ELLE, GQ, Ícon, Número, Arte Capital, Up Magazine, Blitz. Desde 2011, é Conservadora de Moda do MUDE - Museu Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo. Em 2017, co-organizou o simpósio From the Pleasure of Preserving to the Pleasure of Displaying: the politics of fashion in the museum (Fundação Calouste Gulbenkian), onde apresentou a comunicação Time and the Absent Body: Glimpses of the Sublime in a Madame Grès’s Dress; apresentou igualmente a sua investigação de doutoramento na New Research Conference organizada pela The Association of Dress Historians (University of Brighton). Em  2016, foi convidada a integrar o painel Game Changers/MOMU (Antwerp) e apresentou a palestra A Moda e os Figurinos de Elsa Schiaparelli no Cinema São Jorge, em Lisboa (8 ½ Festa do Cinema Italiano). In 2015, comissariou a exposição Caleidoscópio – A Alta Costura de Christian Lacroix; e co-comissariou as exposições Iconoclastas Anos 80 (2014), Único e Múltiplo (2014), Diz-me do que Gostas, Dir-te-ei quem és (2012). Em 2011, Anabela Becho foi galardoada com o prémio Melhor Comunicação Imprensa nos Prémios Fashion TV Portugal.

Actualizado em Sexta, 20 Outubro 2017 14:54