Departamento de Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design PDF  | Imprimir |

imagem fautl

O Departamento de Projecto alberga as áreas cientificas de Arquitectura, Urbanismo e Design, tendo como essência o ensino do Projecto. Este departamento resultou da herança que nos foi legada num passado remoto pela Casa do Risco e num passado recente pela Escola Superior de Belas Artes, numa relação de mestre discípulo, e que instituiu a prática projectual no regime de atelier, tendo como uma das referências de docência o Mestre Frederico George.

As três áreas científicas de hoje correspondem ao universo profissional dos Arquitectos, que desenhavam desde o plano de urbanização passando pelo edifício ao mobiliário e design gráfico, tendo sempre como instrumento privilegiado o Desenho,  do imaginário na concepção.

A recente autonomia disciplinar das três áreas científicas no seio da F.A. resultou sempre de um trabalho continuado do seu corpo docente correspondendo a um outro ciclo do plano de estudos, que se destacaram entre outros, nomes como Daciano Costa no Design ou Francisco Silva Dias e José Lamas no Urbanismo.

O Departamento de Projecto é refundador desses saberes científicos que agora se voltam a cruzar, conservando a especificidade das áreas científicas, assumindo-se o Projecto como o epicentro do(s) curso(s), traduzindo-se numa síntese de saberes do território alargado da Arquitectura.

O prestigio da instituição, está associado ao valor que tem vindo a consagrar ao Projecto, como se atesta a enorme procura da FAUTL por alunos estrangeiros (Erasmus), seduzidos pelo nosso regime de ensino, pela qualidade dos nossos docentes quase na totalidade doutorados, com prática profissional, não esquecendo o reconhecido desempenho dos profissionais no mundo formado pela nossa Faculdade, em que o Projecto é a sua identidade.

Homolgação do Presidente do Departamento - Despacho nº 12/2014
Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Design