Nota de Abertura PDF  | Imprimir |

imagem fautl

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa) ou, simplesmente, a Escola como os seus membros a gostam de designar, dadas as suas origens remotas no século XVI, é agora uma das 18 faculdades e institutos que constituem a Universidade de Lisboa (ULisboa) que resultou da fusão recente entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa.

A FA-ULisboa é uma de quatro faculdades localizadas no Campus da Ajuda, situado a oeste da cidade, numa colina perto do Parque de Monsanto, a cerca de 20 minutos do centro.

Oferece cursos conducentes a grau ao nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponibiliza ainda cursos não conducentes a grau (estudos avançados e formação contínua) que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados.

Esta ampla oferta de formação faz da FA-ULisboa a maior e mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio. É ainda a escola mais antiga, com raízes que remontam ao século XVI. A sua principal caraterística é a formação através do Projeto no 1º e no 2º ciclo, onde os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria. Será certamente pela articulação destes objetivos que mais de 95% dos seus graduados obtêm colocação um ano após terminarem o curso.

Atualmente, a FA-ULisboa aposta em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, competitividade e exportação. Por este motivo, favorece-se o desenvolvimento de projetos finais e de dissertações científicas em colaboração com entidades públicas e privadas, fomentando o empreendedorismo e criando oportunidades futuras para os alunos.

A formação no 3º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas disciplinares da FA-ULisboa, sendo enquadrada pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), o centro de investigação classificado de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste quadro, foi recentemente criado um centro de prestação de serviços, um gabinete de transferência de tecnologia e uma incubadora de empresas.

Como escola moderna, que tenta combinar tradição e inovação, a FA-ULisboa é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.

Actualizado em Quarta, 18 Junho 2014 15:03