Fénix  Webmail  |  Moodle  |  Candidatos | 

Design de Comunicação I

Nesta unidade curricular são desenvolvidos projetos profissionalizantes, através da resolução de problemas complexos de comunicação, utilizando metodologias projetuais adequadas. O foco central é o design editorial, a par do desenvolvimento de um projeto global de comunicação gráfica, centrado no público ao qual o projeto editorial se destina, com o objetivo de ajudar o aluno a ir concebendo progressivamente estratégias cada vez mais adequadas ao contexto especifico de cada projeto, assim como a criar linguagens gráficas eficazes e coerentes.
Através destes projetos e de conhecimentos de base teórica, pretende-se igualmente contribuir para o desenvolvimento de capacidades de crítica da comunicação gráfica, enfatizando as responsabilidades e os contributos do designer de comunicação no valor semiológico do projeto.

 

Tecnologias do Design de Comunicação I

Esta unidade curricular visa desenvolver no aluno o domínio das tecnologias aplicadas à área do design, numa íntima relação entre os desafios lançados pelo projeto e a sua realização enquanto objeto final. Os alunos terão contacto com todos os fundamentos técnicos inerentes ao processo de projetar para os diversos meios, devendo igualmente manipular a tecnologia informática necessária, em conformidade com o universo tecnológico atual e os processos utilizados pelo mercado. É introduzida, simultaneamente, a linguagem necessária para uma comunicação eficiente entre todos os intervenientes no processo de design, a jusante e a montante do ato de projetar.

 

Infografia

Esta unidade curricular visa desenvolver as capacidades de síntese, clareza interpretativa e de representação de problemas complexos, por vezes originalmente não visuais, ou cuja representação existente é pouco clara nos seus propósitos. O programa será apoiado por conhecimentos informáticos que contribuam para tornar as soluções mais eficazes.

 

História e Teoria do Design de Comunicação

Narrativa diacrónica e sincrónica sobre o Design de Comunicação, desde os seus primórdios, até aos desenvolvimentos mais recentes, no quadro da Era Digital, identificando e historicizando as principais linhas de reflexão (teorias) e interação com as práticas, assumindo não ser mais possível separar teoria de prática. Pretende-se contribuir para práticas profissionais devidamente informadas e esclarecidas.

 

Tipografia Avançada

Esta unidade curricular visa aprofundar a compreensão do aluno dos recursos tipográficos ao seu dispor – os tipos de letra e a sua aplicação nos diversos meios – como um meio por excelência para relacionar forma visual e conteúdo, dominando progressivamente os fatores que influenciam a legibilidade e a expressividade de um projeto tipográfico. Pretende-se ainda que o aluno compreenda as relações da tipografia com a caligrafia, a tecnologia e os ideais estético/formais de cada época, aumentando a sua capacidade de análise crítica nesta área.

 

A FA está mais perto de ti

icon facebook icon twitter icon instagram icon youtube icon linkedin

 

©2018 Gabinete de Comunicação e Gabinete Multimédia da FA-ULisboa

Search