Doutorando Rui Grazina expõe na Exposição Como se pronuncia design em Português?

No âmbito da colaboração iniciada entre o MUDE e a Rhode Island School of Design (RISD), e integrando a Programação das Comemorações do Dia de Portugal, a exposição viaja para Providence, apresentando uma seleção de trabalhos realizados entre 2000 e 2018 que destaca propostas das gerações mais jovens de designers, formadas em diferentes escolas do país, ou trabalhos que resultam de diversos processos colaborativos. Mobiliário, moda e acessórios, objetos decorativos e joalharia são as principais áreas representadas, dando prova da reflexão em curso sobre o design e a nossa relação com as coisas. Entre 2014 e 2017, a exposição foi apresentada em Pequim, Madrid e Chaux-de-fonds, com diferentes configurações.

O doutorando Rui Grazina participa com a peça RG21: uma caixa de jóias singular pelo seu tamanho, pela sua funcionalidade e pelos materiais em que é construída. Rui Grazina reduziu a sua dimensão ao mínimo e atribuiu-lhe cinco faces utilizáveis com o mesmo número de gavetas, todas elas de diferentes formatos e funções. Tem como dimensões 18x18x18cm.
A peça foi lançada inicialmente como RG02 em 2008 e no final de 2014 foi feita uma reinterpretação da peça existente, transformando-a através da utilização de materiais completamente novos.
A RG21 é assim feita com um contraplacado reciclado de bétula, e adquire uma materialidade assumidamente diferente da peça inicial, assim como uma nova aproximação em termos de sustentabilidade ao novo método de produção. Os puxadores são executados artesanalmente com fio de algodão.
Os novos materiais permitem que peça adquira qualidades totalmente novas do ponto de vista visual, do toque e do cuidado com que todos os detalhes construtivos são executados.
Sol Koffler Gallery - Rhode Island School of Design
6 Junho - 3 Augusto 2018

RUI GRAZINA RG21 260115 0021

RG21 por Rui Grazina
Fotografia de Nelson Garrido.

29 maio 2018

Notícias, Menções