Matrículas/inscrições para os alunos colocados pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior – 2021/22 – 2ª FASE

Parabéns!

Estás colocado(a) na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa).

Para garantires a tua vaga no curso em que foste colocado(a) na FA.ULisboa, deves realizar a tua matrícula/inscrição entre as 13h30 do dia 14 de outubro e as 12h30 do dia 18 de outubro.

O processo de matrícula/inscrição decorrerá exclusivamente on-line através do portal do aluno Fénix. Por isso, não te dirijas à FA.ULisboa para fazeres a matrícula presencialmente pois isso não será possível.

Explicamos-te tudo de seguida para que todo o processo decorra normalmente e te possas juntar à comunidade académica da FA.ULisboa.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Serão necessários os seguintes documentos para a matrícula:

• Documento de identificação e NIF (digitalização em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Boletim de vacinas atualizado com a vacina do tétano (digitalização em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Fotografia (em formato JPG ou PNG);
  • Declaração de compromisso de honra (que deverás descarregar do Fénix, preencher e submeter em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Declaração RGPD (que deverás descarregar do Fénix, preencher e submeter em formato PDF, JPG ou PNG).

INFORMAÇÕES E MANUAL DE APOIO:

Irás receber um SMS no dia 14 de manhã, enviado pela Reitoria da Universidade de Lisboa, com as credenciais provisórias de acesso ao Fénix.

A Secretaria de Graduação, que será o teu apoio em todas as questões administrativas relacionadas com o teu percurso na FA.ULisboa, dará todo o apoio ao longo do processo caso não o consigas fazer sozinho(a) com a ajuda do manual de apoio ao processo de inscrição no Fénix ou com o apoio da CRINA - MANUAL

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E ATRIBUÍÇÃO DE TURMA:

O processo de inscrição é bastante simples: basta selecionares todas as unidades curriculares (UCs) do 1.º e do 2.º semestre do 1.º ano e escolheres a ordem de preferência das turmas que pretendes frequentar, tendo em conta os horários publicados pelo Conselho Pedagógico.

A colocação em turma será feita aleatoriamente através de algoritmo e terá em conta as preferências indicadas pelos alunos no processo de inscrição, independentemente se fazes a inscrição no 1.º ou no último dia. O algoritmo que faz a atribuição de turma, tem como objetivo atribuir a primeira opção escolhida pelos alunos, contudo, nem sempre é possível atribuir a primeira opção a todos devido à capacidade limitada das salas de aula. Se não ficares na primeira opção, não desanimes, temos a certeza que independentemente da turma em que ficares, vais ter um excelente 1.º ano.

COMISSÃO DE RECEÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS NOVOS ALUNOS (CRINA):

Apesar de os contactos presenciais estarem reduzidos ao mínimo indispensável, a CRINA reinventou-se para te poder ajudar à distância no processo de inscrição. Basta acederes a http://crina.fa.ulisboa.pt/ e utilizares o chat ou fazeres uma videochamada para poderes ter o apoio de alunos da FA.ULisboa, tirar as tuas dúvidas sobre o processo de inscrição, obteres referências e te começares já a integrar na comunidade académica da FA.ULisboa.

PROBLEMAS COM ACESSO AO FÉNIX OU NA MATRÍCULA/INSCRIÇÃO:

Se a CRINA não te conseguiu ajudar a ultrapassar o problema, deves entrar em contacto com a Secretaria de Graduação através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Apesar de preferirmos o uso do email, temos também uma linha de apoio telefónico ao processo de matrícula/inscrição, através do 213615009 (das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30) que te pedimos que utilizes apenas como último recurso.

Todos estes contactos deverão ser utilizados apenas para apoio ao processo de matrícula. Após o período de matrícula serão divulgadas as plataformas de contacto que os alunos deverão utilizar no futuro.

Caso pretendas saber informações sobre pedido de bolsa de estudos e Alojamento dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SAS.ULisboa), clica AQUI.

Caso não tenhas Chave Móvel Digital, clica AQUI

Bem vindo(a)!