Falecimento do Professor Doutor Mário Matos Ribeiro

Professor Mário Matos Ribeiro (1958-2022)

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa comunica, com extremo pesar, o falecimento, dia 19 de novembro de 2022, do Senhor Professor Doutor Mário Matos Ribeiro, Docente da Licenciatura e Mestrado em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

O Professor Mário Matos Ribeiro foi co-fundador da Moda Lisboa e Pioneiro da Moda de Autor a nível nacional. Para além deste papel fundamental no panorama da Moda Nacional, o Professor Mário Matos Ribeiro foi Professor e Investigador na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Director de Arte, Consultor, Curador, Mentor.

Em 1992, é convidado a lecionar a cadeira de Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, ocupando a posição de Docente da Licenciatura e Mestrado até aos dias de hoje. Doutorou-se em 2012, com uma tese sobre o tema “A exposição como objecto de investigação: experimentação. Novas abordagens museográficas para a comunicação de moda”.Em 1992, é convidado a lecionar a cadeira de Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, ocupando a posição de Docente da Licenciatura e Mestrado até aos dias de hoje. Doutorou-se em 2012, com uma tese sobre o tema “A exposição como objecto de investigação: experimentação. Novas abordagens museográficas para a comunicação de moda”.Mário Matos Ribeiro prestou, assim, um incomensurável contributo para a formação, impulso e inspiração de gerações de Designers de Moda em Portugal. Trabalhou com constante permeabilidade e sentido crítico ao Sistema de Moda contemporâneo, questionando, exigindo e criando soluções para a criatividade contínua.

As cerimónias fúnebres decorreram no dia 21 de novembro.

Deixamos a homenagem prestada pela sua colega e amiga, a Professora Inês Simões:

Ávido de conhecimento (que não se limitava à área da Moda), possuidor de um grande sentido de humor e incapaz de se cristalizar, partilho umas palavras do meu grandíssimo amigo (de longa data), colega e cúmplice Mário Matos Ribeiro que dão uma visão da sua extraordinária sagacidade (enquanto professor de Projecto) e da sua dedicação ao Ensino em Moda:

“Ultimamente, partilho uma grande preocupação sobre o futuro do ensino da moda com vários estudiosos na forma como os padrões de ensino/aprendizagem tradicionais clamam ser revistos para que se adaptem plenamente à geração actual de estudantes.

É por isso que estou actualmente focado na criação e implementação de abordagens alternativas de ensino/aprendizagem que demonstrem ser mais envolventes e interactivas, [esperando] poder contribuir para o status quo e para os novos paradigmas colocados pela Era Digital.”

Aceitamos o desafio, continuamos o teu legado,

Descansa em paz, querido e para sempre amigo!

19 novembro 2022