GEU na organização do seminário internacional “Governança Digital, Identidade e Participação”, no Rio de Janeiro

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2018, teve lugar, na FAU-UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), o seminário internacional Governança Digital, Identidade e Participação: Investigando as Cidades do Século XXI. No seminário, foram abordados e discutidos os temas da governança digital e políticas públicas, da identidade urbana e apropriação do espaço público e dos processos participados de âmbito territorial e cocriação de políticas urbanas.

A iniciativa resultou de uma parceria entre a PROURB-UFRJ (Programa de pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro) com o CIAUD-FA.ULisboa (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa). Além disso, teve a Escola de Arquitetura da Universidade de Santiago do Chile como instituição convidada, representada pelo professor Rodrigo Aguilar, diretor do Master Integrado en Diseño Arquitectónico.

A comissão organizadora foi constituída pelo professor Rodrigo Cury Paraizo (PROURB) e o professor José Luís Crespo (GEU - CIAUD). Participaram da equipa de produção, a doutoranda Lucinda Caetano (GEU – CIAUD), e a bolseira de investigação, Ana Rita Queirós (GEU – CIAUD).

Este evento surgiu na sequência do estágio doutoral que a doutoranda de urbanismo da FA.ULisboa Lucinda Caetano realizou no PROURB sob a supervisão do Professor Rodrigo Cury Paraízo.

O evento envolveu mais que 50 participantes, incluindo duas palestras feitas pelos professores Rodrigo Aguilar (USACH) e José Luís Crespo (GEU-CIAUD-FA.ULisboa), além de 23 comunicações divididas em 6 mesas com temáticas e abordagens cobrindo diversos aspectos da participação na contemporaneidade.

10 outubro 2018

Menções