Trabalhos de alunos do 5.º ano do MIARQ+URB em exposição em Sintra

A exposição Fragmentação e Regeneração Urbana: Estudos de Projeto Urbano, Infraestruturas e Paisagem, organizada entre a Faculdade de Arquitetura e a Junta de Freguesia de Agualva-Mira Sintra, com apoio da Câmara Municipal de Sintra, apresenta um conjunto de trabalhos desenvolvidos sobre o território do corredor metropolitano Lisboa-Sintra, e mais especificamente, sobre os espaços polarizados pelos aglomerados de Cacém e Massamá, linha de Sintra, IC19 e pela ribeira das Jardas.

Como temas principais, os trabalhos abordam problemas complexos relacionados com os fenómenos de fragmentação urbana, de descontinuidade espacial e de monofuncionalidade dos tecidos urbanos, propondo cenários de regeneração urbana e territorial assentes na qualificação do espaço público, na polarização e diversificação de atividades e na estruturação paisagística e ecológica do território.

Os trabalhos apresentados, exploram relações arquitetónicas entre escalas, entre espaços e entre tempos, desenvolvendo uma componente crítica e exploratória do projecto de investigação Adaptpolis: Descodificar a fragmentação urbana: infraestruturas, paisagem e projeto territorial para a Área Metropolitana de Lisboa (adaptpolis.fa.ulisboa.pt), desenvolvido no URBinLAB/CIAUD, com apoio da Câmara Municipal de Sintra.

A exposição, coordenada pelos professores Pedro George e João Rafael Santos, estará patente até 6 de outubro, na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Sintra.

18 setembro 2019

Eventos, Menções, Fora da FA