Mensagem do Presidente da FA.ULisboa

Como sabemos, o país está confrontado com uma situação de pandemia que surgiu nas nossas vidas de modo inesperado.

A Faculdade de Arquitetura, no contexto da Universidade de Lisboa, respondeu de forma imediata, tendo-se antecipado às medidas preventivas que vieram mais tarde a ser decretadas pelo Governo, nomeadamente determinando a suspensão das aulas presenciais logo a partir do dia 10 de março.

Dado sermos uma Instituição que se caracteriza por um elevado grau de internacionalização, pretendemos, desde logo, assegurar a proteção de toda a comunidade académica – alunos, professores e pessoal técnico-administrativo. Começámos também a preparar medidas alternativas ao ensino tradicional, o que permitiu que a Faculdade continuasse a trabalhar e a cumprir a sua missão. As aulas online iniciaram-se ainda na própria semana da suspensão e foram-se progressivamente generalizando. Os serviços administrativos da FA estão a dar resposta por essa mesma via, numa situação que se aproxima muito da normalidade.

Depois deste primeiro impacto, a FA terá de continuar a encontrar medidas capazes de minorar os efeitos deste isolamento e que serão necessariamente adaptadas a cada ciclo e natureza de unidade curricular, Projetos, Teses e Provas Finais.

Gostaria, pois, de congratular o enorme esforço de adaptação que todos têm feito. Agradecer a excelente reação de todos os alunos, professores e funcionários técnicos, que estão a encarar este período com espírito de missão e de entreajuda.

Transmito-vos, também, que a nossa instituição está já a participar no esforço nacional de combate ao vírus através da produção de viseiras nas nossas impressoras 3D e irá também iniciar a produção de máscaras no Atelier de Moda, contribuindo deste modo para ajudar os hospitais, dotando-os de equipamento essencial à sua missão.

Por fim, resta-me transmitir que à medida que as decisões governamentais forem sendo tomadas e implementadas, a Faculdade reagirá com as devidas adaptações, nomeadamente quanto à alteração do calendário letivo e soluções de apoio aos alunos, para que uma situação excecional e imprevista se torne um exemplo de superação.

Fiquem em casa, nós estaremos sempre presentes online.

Carlos Dias Coelho,

Professor Catedrático