Doutoramento em e-Planning (e-Planeamento)


 

A FA.ULisboa tem o prazer de anunciar a partir do ano letivo 2019-2020 a sua adesão ao Programa Doutoral e-Planning com a abertura de inscrições a partir de 18 de Julho de 2019.

A FA afirma assim o seu desígnio, enquanto instituição universitária, de se colocar na linha da frente, não só numa ótica de atualização de métodos e ferramentas face à revolução tecnológica introduzida pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mas também ciente dos impactes profundos e transversais dessa revolução nas Cidades e Territórios, e na vida dos Cidadãos.

No "Consortium" e-Planeamento , 4 Universidades em Portugal (UA, UNL, UL, UTL) registaram em 2008 o novo Programa Doutoral Conjunto em e-Planning (e-Planeamento). Em 2014, com a unificação da UL e UTL na ULisboa e com a reconfiguração em curso do "consortium", foi certificada a nova edição do Programa. Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento, podendo os candidatos inscreverem-se nas unidades orgânicas que integram o Programa.

Este novo Programa Doutoral, de natureza transdisciplinar, emerge da agenda e-Planning (e-Planeamento) e apoia-se em várias Unidades de Investigação, classificadas como "Excelente" e "Muito Bom", pelo sistema nacional de avaliação (FCT).

A Apresentação inicial do Programa Doutoral Conjunto e-Planning (e-Planeamento) teve lugar no dia 1 de Outubro 2009, na FCSH-UNL, Lisboa, com a presença de Vice-Reitores e Directores de Faculdades e Institutos das 4 Universidades (UA, UNL, UL, UTL), e a intervenção do "Associated Head" do Dpt. Urban Studies and Planning do MIT. 

O Programa Doutoral em e-Planning (e-Planeamento), para 2019/2020, está em funcionamento na FA.ULisboa, FC-UL, FCT-UNL e UA.

 

Estão abertas as inscrições na FA e FCT-UNL, 

1.º fase: 1 a 29 de fevereiro | Divulgação dos resultados: até 31 de março

2.º fase: 1 a 30 de abril | Divulgação dos resultados: até 31 de maio

3.º fase: 1 a 30 de junho | Divulgação dos resultados: até 31 de julho

 

 

Mais informações: http://www.e-planning.org

Candidaturas

CONDIÇÕES DE ACESSO
Segundo o artigo 30.º, do Decreto-Lei 74/2006, publicado em Diário da República n.º 60 de 24 de março de 2006 n.º 63/2016, publicado em Diário da República n.º 176 de 13 de setembro de 2016, podem candidatar-se ao doutoramento os titulares do grau de mestre ou equivalente legal; titulares do grau de licenciado com a nota mínima para o ingresso, equivalente a 14 (catorze) valores; os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da FA-ULisboa; ou os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que ateste a capacidade de realização do ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da FA-ULisboa. Os candidatos só serão admitidos após um processo de seleção rigoroso.

CANDIDATURA

Candidaturas ao regime normal para o ano letivo 2020/21:

1.ª fase: 1 a 29 de fevereiro | Divulgação dos resultados: até 31 de março

2.ª fase: 1 a 30 de abril | Divulgação dos resultados: até 31 de maio

3.ª fase: 1 a 30 de junho | Divulgação dos resultados: até 31 de julho

Existem vantagens na submissão da candidatura na 1.ª fase nomeadamente a possibilidade de candidatura à bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT.

Candidaturas ao regime intensivo:
Existe uma fase única de candidaturas aos cursos de doutoramento em regime intensivo que decorre nos meses de agosto e setembro e cuja divulgação dos resultados ocorre até ao início de outubro.

Entrevistas e seleção de candidatos:
Nas duas semanas seguintes ao término do prazo das candidaturas.

Inscrições:

Regime normal: Geralmente na 1.ª semana de setembro para os alunos do 1.º ano / 2.ª semana de setembro para os alunos dos demais anos.
Regime intensivo: Na 1.ª semana de janeiro para todos os alunos.

Todos os interessados em realizar candidatura aos cursos de doutoramento da FA-ULisboa deverão realizar a mesma dentro das datas estipuladas para esse efeito. Este processo é formalizado através de candidatura online onde deverão ser submetidos os documentos seguintes:
• Curriculum Vitae – Profissional/ Académico
• Cópia do Certificado de Habilitações
• Carta de Motivação explicitando o tema de interesse para desenvolvimento da tese
• Cópia do C.C./ BI e Cópia do NIF/ CPF

Caso seja pertinente poderão ainda ser anexados outros documentos que o(a) candidato(a) julgue convenientes à apreciação da candidatura, como a síntese da proposta de investigação. A submissão da candidatura tem o custo de €100,00 (cem euros), cujo pagamento poderá ser realizado presencialmente junto da Secção de Tesouraria ou através dos dados disponibilizados no final do processo de candidatura.

Após a realização da entrevista e após a apreciação das candidaturas pelo júri nomeado para o efeito, os candidatos serão notificados por e-mail da decisão do júri.

 

Em caso de dúvida, enviar e-mail para candidaturas@fa.ulisboa.pt

Plano de estudos
Propinas
Recursos materiais
Bolsas
Agenda E-Planning
No Albums

A FA está mais perto de ti

icon facebook icon twitter icon instagram icon youtube icon linkedin

 

    divulgacao@fa.ulisboa.pt

©2018 Communication Office and Multimedia Office of Lisbon School of Architecture

Search