Estudantes internacionais
Doutoramentos

Os cursos de 3.º ciclo ou doutoramento permitem o aprofundamento da formação académica para quem pretende prosseguir uma carreira docente ou de investigação, para além de estimular a produção de conhecimento e a inovação no contexto de ligação à sociedade.
O programa de doutoramento conduz ao grau de Doutor, tem a duração mínima de seis semestres e confere 180 créditos ECTS (European Credit Transfer System).

Nas candidaturas aos doutoramentos, não existe distinção entre estudantes nacionais e internacionais, pelo que as candidaturas se regem pelos prazos descritos na página de cada curso.

Na Faculdade de Arquitetura existem vários cursos de doutoramento disponíveis:

• Doutoramento em Urbanismo
  • Doutoramento em Design
  • Doutoramento em e-Planning
  • Doutoramento em Arquitetura, com 5 especialidades:
    • Teoria e Prática do Projeto;
    • Teoria e História;
    • Desenho e Computação;
    • Tecnologia e Gestão da Construção;
    • Conservação e Reabilitação.
Habilitações e Requisitos necessários

De acordo com o n.º 1 do Artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto (disponível aqui), podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:

• Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  • Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade ou instituto universitário onde pretendem ser admitidos;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade ou instituto universitário onde pretendem ser admitidos.
Documentação necessária
Emolumentos e Propinas