Portfolio (2)

Bolsas Fullbright para Investigação

A Comissão Fulbright anuncia a abertura dos concursos para a Bolsa Fulbright para Investigação e Bolsa Fulbright para Investigação, com o apoio da FCT.

Áreas de estudo: Todas as áreas.

Requisitos:
– Licenciatura terminada antes de concorrer à bolsa (média igual ou superior a 14, preferencialmente). São aceites candidatos(as) que tenham terminado o primeiro grau de acordo com o Processo de Bolonha.
– Bons conhecimentos de Inglês.
– Concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana.
No caso da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT, acrescentam-se os seguintes requisitos:
– Ser detentor(a) de uma Bolsa de Doutoramento diretamente financiada pela FCT.
– Prova de concordância com o projeto por parte do orientador científico do programa de doutoramento que o(a) candidato(a) está a realizar.

Duração: 4 a 9 meses.

Benefícios Específicos:
– Financiamento até ao máximo de USD $8,000 para a Bolsa Fulbright de Investigação.
Benefícios Comuns a ambas as Bolsas:
– Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa.
– Emissão dos documentos necessários ao visto J-1.
– Isenção do pagamento do visto.
– Orientação antes da partida para os EUA.
– Acompanhamento do(a) bolseiro(a) durante a estadia nos EUA por parte da Comissão Fulbright e do Institute of International Education.
– Oportunidades de participação em seminários e outras atividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do(a) bolseiro(a) nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.
– Integração na rede mundial de bolseiros Fulbright.

Candidaturas:
O período de candidatura tem início no dia 1 de janeiro e termina no dia 31 de janeiro de 2019.

As candidaturas são submetidas online através de formulário disponível nas páginas das Bolsas do nosso website.

Além do formulário de candidatura preenchido em inglês e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos seguintes elementos:
a) Signature Form – formulário de assinatura comprovativo da veracidade dos dados submetidos online.
b) Três cartas de recomendação (Letters of Reference).
c) Carta de aceitação da instituição norte-americana que especifique as datas de início e de fim de estadia, o nome e título do(a) professor(a) de contacto na instituição de acolhimento e ainda eventuais custos e benefícios envolvidos.
d) Cópia do diploma ou certidão comprovativa da conclusão de cada grau académico obtido e respetiva tradução para inglês, que pode ser feita pelo(a) candidato(a).
e) Suplemento ao diploma ou certificado de notas por disciplina relativos à Licenciatura.
f) No caso de ser apresentado o certificado de notas por disciplina em vez do suplemento ao diploma, é necessária a respetiva tradução para inglês, que pode ser feita pelo(a) candidato(a).
g) Deve ser apresentado também, se for possível, o percentil ou ranking da licenciatura (documento em que a média final do(a) candidato(a) é comparada com as médias finais obtidas pelos outros estudantes que terminaram o mesmo curso no mesmo ano) e respetiva tradução para inglês, que pode ser feita pelo(a) candidato(a).
h) Cópia do Regulamento da bolsa assinada e rubricada pelo(a) candidato(a).
i) Os(As) candidatos(as) poderão ainda submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, portefólios ou outros documentos que considerem relevantes.

Para a Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT, acrescentam-se os seguintes elementos:
j) Prova de concordância com o projeto por parte do(a) orientador(a) científico(a) do programa de doutoramento que o(a) candidato(a) está a realizar.
k) Autorização expressa do(a) candidato(a) para partilha entre a Fulbright e a FCT da informação constante dos seus processos em ambas as instituições e que seja essencial ao bom desenvolvimento do programa.
Só serão consideradas as candidaturas que se encontrem completas dentro do prazo de candidatura.

Esta informação não dispensa a consulta dos Regulamentos das Bolsas e das Instruções de Candidatura, disponíveis para download e a cujas disposições todos(as) os(as) candidatos(as) se encontram vinculados(as).

Para mais informações, por favor consultar:

Os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

04 janeiro 2019

Oportunidades