Portfolio (2)

João Valério, antigo aluno da FA, apresenta documentário “A Espessura da Luz”

O antigo aluno da FA, João Valério, apresentará, no próximo dia 31 de janeiro, o documentário A Espessura da Luz: A História de uma Igreja Serva e Pobre, Feita de Betão, Madeira e Luz, que realizou a par de Sofia almeida e Tiago Santos. A Exibição decorrerá a 31 de janeiro, sexta-feira, pelas 21h30, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, nos Olivais Sul. A Entrada É gratuita.

Sobre:

Um documentário que percorre a história da igreja de Nossa Senhora da Conceição em Olivais Sul, desde o concurso de anteprojecto, passando pela época de construção e continuando pela utilização quotidiana, pelas pessoas que dão vida ao edifício. Um caminho entre o betão escuro e a luz quente e clara, num espírito de igreja despojada, em resposta aos desafios do Concílio Vaticano II. Um olhar sobre as perspectivas diversas que confluem neste rochedo edificado, rodeado pelo verde dos Olivais e preenchido pelos pequenos pátios interiores, oásis de tranquilidade no bulício da cidade.

Caracterizada pela sua horizontalidade, a igreja apresenta-se mais como uma estrutura ao serviço da comunidade do que como referência arquitectónica dominante no território.

«Nasce assim um oásis, isto é, um conjunto de instalações, dificilmente definível como edifício, vivendo por si próprio e por si próprio possibilitando uma maneira de viver. (…) A invenção é aqui um sistema e não uma forma», escreveu o júri do concurso em 1970 acerca da proposta de Pedro Vieira de Almeida.

31 janeiro 2020

Menções