Portfolio (2)

Workshop Estética da Arquitetura e do Design

O Sustenta - Laboratório de Projecto Sustentável está a organizar o workshop “Estética da Arquitectura e do Design”, em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura (AEFA), a Faculdade de Letras de Lisboa (FL-UL) e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA, ULisboa). Este workshop decorre na FA-ULisboa, entre os dias 28 de maio e 7 de junho de 2018, em horário pós-laboral, entre as 17h e as 21h. As inscrições decorrem até 18 de maio, através do site do Centro de Formação Contínua Pós-Graduada (CFCP) da FA-ULisboa.

Sobre o Workshop “Estética Da Arquitetura E Do Design”

"Só como fenómeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”. Frederico Nietzsche, O Nascimento da Tragédia

Eis chegado aquele momento em que o peso de um passado excessivamente comprometido nas suas contradições, em que a pressão de um presente problemático, na irresolução dos seus desafios, e em que as expectativas ansiosas de um futuro mais do que duvidoso, nos obrigam a olhar em nosso redor à procura dos mecanismos e das ações através dos quais conformámos o mundo a uma imagem, que, pelas suas causas e efeitos, parecem agravar o nosso desligamento da realidade tal como esta é.Em parte significativa, talvez isso se deva ao fato do comportamento das sociedades ter provocado uma dissociação entre aquilo a que chamamos “Arte” e a própria Vida. Todas as atividades humanas sofreram com isso. Não estarão na primeira linha de vitimização a Arquitetura, o Urbanismo e o Design?Para o profissional (atual ou futuro), o deslindamento deste paradoxo ganha, hoje, uma pertinência indiscutível. Não é certo que a verdadeira responsabilidade emerge sempre de uma consciência crítica das coisas?

Carga horária e período letivo

O workshop decorrerá de 28 de maio a 7 de junho de 2018, num total de 30h de contacto direto, com aulas teóricas a decorrer em horário pós-laboral, das 17h às 21h.

Docentes / formadores:

• Adriana Veríssimo Serrão – Faculdade de Letras (ULisboa)

• Fernando Poeiras – Escola Superior de Artes e Design (IPL)

• José Duarte Gorjão Jorge – Faculdade de Arquitetura (ULisboa)

• Lucinda Correia – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD)

• Luís Augusto Rosmaninho – Faculdade de Arquitetura (ULisboa)

• Maria Leonor Ferrão – Faculdade de Arquitetura (ULisboa)

• Nuno Mateus – Faculdade de Arquitetura (ULisboa)

• Paulo Jorge Pereira – Faculdade de Arquitetura (ULisboa)

• Pedro Marques Abreu – Faculdade de Arquitetura (ULisboa)

• Rui Barreiros Duarte – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD)

Programa: