Portfolio (2)

Aluna da FA Inês Manuel Baptista vence prémio sangue novo da Moda Lisboa

Parabenizamos a Inês Manuel Baptista, aluna de Mestrado em Design de Moda é a vencedora da edição do Sangue Novo da Moda Lisboa 2020. O seu conceito tem como base o surrealismo que desafia as noções tradicionais de beleza. Segundo a autora A fotografia foi por eles apreciada pela sua capacidade única em impelir uma rutura na superfície do real. Man Ray utilizou-a para dar forma à sua imaginação, tendo sido o primeiro fotógrafo a utilizar a solarização com um propósito artístico. 3451, ou ‘3 Seconds To a 45 Watt Lamp at a Distance of 1 Meter’ é uma interpretação pessoal do efeito desta técnica presente na sua obra, e a tentativa de recriar a sensação de desencarnação das imagens reforçando o seu mistério, transportando o espetador para um mundo paralelo, um espaço que lhe permita refletir e procurar por novos significados na delicada aceção do real. A coleção incorpora o paradoxo entre fantasia e realidade. A solarização teve origem num acidente, ao expor uma imagem por demasiado tempo. Uma nova perspetiva ao encarar um incidente com um olhar diferente.(fonte: conceito de Inês Manuel Baptista)

Inês Manuel Baptista é  licenciada em História da Arte pela Universidade de Coimbra. A arte entrou na sua infancia pela dança uma vez que foi bailarina e professora de dança clássica, tendo tido a oportunidade de criar figurinos para a dança. Desde 2018 que é aluna do Mestrado em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

10 março 2020