Portfolio (2)

Professor Pedro Januário e Laboratório de Prototipagem Rápida produzem viseiras ergonómicas e rentáveis em impressão 3D. Desenho disponível para download.

No Laboratório de Prototipagem Rápida (LPR) da FA.ULisboa começaram a ser produzidas, em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), viseiras de proteção que serão doadas a hospitais e profissionais de saúde. A partir do desenho que foi, originalmente, enviado pelo IST, o Professor Pedro Januário, da FA.ULisboa, reajustou o design, tornando-o mais adaptável, ergonómico e leve, de modo a que, também, se poupe matéria-prima.

Viseiras FA covid marco2020 2

As viseiras estão a ser produzidas por 3 impressoras 3D a funcionar em simultâneo. Uma vez que cada viseira tem um tempo de produção de 2 horas, são impressas entre 10 e 12, por dia, nos dias úteis. Quando concluídas, as viseiras são enviadas para o Departamento de Mecânica do IST, que faz a distribuição pelas unidades de saúde.

Viseiras FA covid marco2020 3

Esta nova versão foi partilhada com a equipa que produziu o desenho original e pode ser descarregada para impressão em casa (no ficheiro), para que aqueles que também tenham uma impressora 3D e queiram fazer parte deste projeto, possam fazer as próprias viseiras e doar a profissionais de saúde e hospitais. Aos alunos que possuam o equipamento e se queiram juntar à produção da FA, podem ceder a máquina ao LPR ou receber bobinas de filamentos, que podem ser levantadas na FA, por marcação por ticket.

30 março 2020

Menções, Universidade de Lisboa