Matrícula em 2023/24 para colocados nos Concursos da FA.ULisboa

Entre as 13h30 do dia 28 e as 17h00 do dia 30 de agosto decorre o processo de matrícula e inscrição no ano letivo 2023/2024, para os candidatos colocados nos seguintes concursos:

• Titulares de Outros Cursos Superiores;
• Licenciados em Área Adequada;
• Maiores de 23 anos;
• Estudantes Internacionais;
• Mestrado;
• Reingresso.

O processo de matrícula/inscrição decorrerá exclusivamente on-line através do portal do estudante Fenix. Por isso, não se dirija à FA.ULisboa para fazer a matrícula presencialmente pois isso não será possível.

Explicamos tudo de seguida para que todo o processo decorra normalmente e se possas juntar à comunidade académica da FA.ULisboa.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Durante o processo de matrícula/inscrição, serão solicitados os seguintes documentos:

• Documento de identificação e NIF (digitalização em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Boletim de vacinas atualizado com a vacina do tétano (digitalização em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Fotografia (em formato JPG ou PNG);
  • Declaração de compromisso de honra que deverá descarrega do Fenix, preencher, assinar (assinatura manuscrita ou assinatura através de chave móvel digital) e submeter em formato PDF, JPG ou PNG;
  • Declaração RGPD que deverá descarregar do Fenix, preencher, assinar (assinatura manuscrita ou assinatura através de chave móvel digital) e submeter em formato PDF, JPG ou PNG.

ACESSO AO PROCESSO DE MATRÍCULA EM FENIX:

Com exceção dos colocados em Mestrado e Reingresso, para poder iniciar o processo de matrícula, deverá aceder à sua conta Fenix e, através do processo de Candidatura admitida, realizar a ação “Matricular”.

Para iniciar o processo de matrícula, deverá previamente proceder à criação da Conta Campus, através do email que irá receber com a ação atrás referida ou, no caso dos colocados em Mestrado, através do email que irá receber na manhã do dia 28 de agosto, devendo seguir todos os passos indicados na notificação, e para a qual disponibilizamos ainda um MANUAL DE APOIO.

Os estudantes admitidos a Reingresso que já tenham Conta Campus, devem avançar diretamente para a inscrição.

Após a criação da conta, ou caso já disponha da mesma, deverá aceder novamente ao Fenix e fazer login através da autenticação Login ULisboa.

PROBLEMAS COM ACESSO AO FENIX OU NA MATRÍCULA/INSCRIÇÃO:

Deve entrar em contacto com a Secretaria de Graduação através deste LINK (ticket)

Apesar de preferirmos o uso de ticket, temos também uma linha telefónica de apoio ao processo de matrícula/inscrição, através do 213615009 (das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30) que solicitamos que utilize apenas como último recurso.

Todos estes contactos deverão ser utilizados apenas para apoio ao processo de matrícula. Após o período de matrícula serão divulgadas as plataformas de contacto que os estudantes deverão utilizar no futuro.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE TURMA:

O processo de inscrição é bastante simples: basta seguir todos os passos que irá encontrar no Fenix e escolher a ordem de preferência de turma que pretende frequentar, tendo em conta os horários publicados pelo Conselho Pedagógico. Nos casos dos colocados em Mestrado, não há lugar à escolha de turma pelo facto de existir uma única turma.

A colocação em turma será feita aleatoriamente através de algoritmo e terá em conta as preferências indicadas pelos estudantes no processo de inscrição, independentemente se a inscrição é realizada no 1º ou no último dia. O algoritmo que faz a atribuição de turma, tem como objetivo atribuir a primeira opção escolhida pelos estudantes, contudo, nem sempre é possível atribuir a primeira opção a todos devido à capacidade limitada das salas de aula. Se não ficar na primeira opção, não desanime, temos a certeza que independentemente da turma em que ficar, vais ter um excelente ano.

Disponibilizamos manual de apoio ao processo de inscrição, após a criação da Conta Campus, como supra referido, AQUI (manual de exemplo relativo a 2022/23).

COMPROVATIVO DE INSCRIÇÃO, DECLARAÇÃO PARA O PASSE E KIT DE BOAS VINDAS:

Para obter o comprovativo de inscrição que seja válido, deve solicitar o mesmo através do Fenix: menu “Pessoal” > “Serviços” > “Requerimentos” > “Criar” > “Comprovativo de inscrição” > Selecionar o Curso > clicar em “Criar”.

Caso pretenda também uma declaração para solicitar a emissão do Passe Sub23, deve solicitar a mesma através do Fenix: menu “Pessoal” > “Serviços” > “Requerimentos” > “Criar” > “Passe sub23” > Selecionar o Curso > clicar em “Criar”.

Todos os estudantes serão posteriormente contactados para procederem ao levantamento do kit de boas vindas.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

No manual de apoio pode encontrar as perguntas mais frequentes no decorrer do processo de matricula.

Caso pretenda saber informações sobre pedido de bolsa de estudo e alojamento dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SAS.ULisboa), clique AQUI

Caso não tenha Chave Móvel Digital, clique AQUI.

ATENÇÃO: normalmente é publicada préviamente pelo GEC uma notícia sobre a CMD.

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO:
A matrícula dos colocados através de Mudança de Par Instituição/Curso deverá ser realizada nos dias 11 e 12 de setembro.
Oportunamente, será remetida informação mais detalhadas a estes colocados.

DOUTORAMENTOS:
A matrícula dos colocados em Doutoramento decorrerá entre 11 e 15 de setembro.
Oportunamente, será remetida informação mais detalhadas a estes colocados.

Bem-vindo(a)!

23 agosto 2023