"Inovação na Morfose" – Música – Desenho/Arte – Literatura – Filosofia – Ciência – Psicologia – Arquitetura, 18 de outubro, das 14h15 às 18h30, CUBO

Acontece no dia 18 de outubro, pelas 14h30 no CUBO a conferência "INOVAÇÃO NA MORFOSE" com organização do Professor Luís Pereira Rodrigues.

Programa:
A crisálida de Euterpe, Francisco Lucena Pais, 14h30–14h50
Metamorphosis, Optic Music, António Quadros Ferreira15h00–15h20
Escrita, História e Mito, Mário Cláudio, 15h30–15h50
Intervenção do público/Intervalo 16h00–16h30
A criação artística em Francisco de Holanda: uma viagem entre o classicismo e o maneirismoIdalina Proença Maia Sidoncha, 17h30–17h50
A criatividade no método científicoRaquel Oliveira, 17h30–17h50
Intervenção do público 18h00–18h30

Moderador (organizador):
Luís Filipe Rodrigues (Professor Auxiliar, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa)

Notas Biográficas

Francisco Lucena Pais

Nasce no Porto em 2004 e inicia os estudos de piano aos cinco anos, com Adelaide Sousa. Ingressa no Conservatório de Música do Porto, onde integra a classe de António Oliveira. Estuda paralelamente com Artur Pizarro em Lisboa. Terminando o curso de piano com 20 valores, parte para a Alemanha aos 17 anos. Em Berlim, cursa atualmente o Bacharelato de Composição com Jörg Widmann, na Barenboim-Said Akademie. Daniel Barenboim, Emmanuel Pahud, Unsuk Chin e Dieter Ammann são nomes importantes para a sua formação. Composições suas foram estreadas no Lucerne Festival (Suíça) e na Pierre Boulez Saal (Alemanha).

António Quadros Ferreira

Doutor da Universidade de Nice Sophia-Antipolis, França.
Professor emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Académico e delegado da ANBA, Academia Nacional de Belas Artes na Região Norte. Investigador do IdRA, Institut de Recerca de l’Aigua (Universitat de Barcelona), do i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (Universidade do Porto), e do CIEBA, Centro de Investigação em Belas Artes (Universidade de Lisboa).
Coordenador de vários projetos, nomeadamente: BCIP, Conceptual Bases of Research in Painting, e ARTplus, Art, Research and Teaching into the Future.
Para além de exposições, desenvolve trabalho de investigação com a publicação de ensaios sobre teoria e história da pintura.

Mário Cláudio

Mário Cláudio nasceu no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, veio a diplomar-se mais tarde com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica, frequentou a Universidade de Londres (University College), onde se pós-graduou como Master of Arts in Library and Information Studies. Foi professor do ensino superior, tendo lecionado na Escola Superior de Jornalismo do Porto, na Universidade Católica do Porto e foi formador de Escrita Criativa na Fundação Serralves e no Instituto Politécnico do Porto. Recebeu, entre outros, os seguintes Prémios: Prémio Pessoa (2004), Prémio Vergílio Ferreira (2008), Grande Prémio de Romance e Novela, APE (por três vezes), Prémio PEN Clube Português de Novelística (por duas vezes), Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol (2008), Prémio D. Diniz (2017). Foi condecorado com a Ordem de Santiago de Espada, e com a Medalha de Honra da Cidade do Porto. Galardoado com o título de Chevalier des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura de França (2006), foi investido Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Porto.

Idalina Proença Maia Sidoncha

Licenciada e mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Professora auxiliar convidada na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior desde abril de 2013, investigadora integrada do PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura e sócia fundadora da InterCult.

Raquel Oliveira

Raquel Oliveira lidera o Laboratório de Dinâmica dos Cromossomas no Centro de Investigação Biomédica da Universidade Católica Portuguesa / Instituto Gulbenkian de Ciência. Ao longo de sua carreira académica, passou pelas Universidades do Porto, Coimbra, Bayreuth (Alemanha), Vrije Universiteit, Amesterdão (Holanda) e Oxford (Reino Unido), e fez importantes descobertas sobre a fidelidade da divisão dos cromossomas, e o seu impacto no desenvolvimento do organismo e doenças humanas. Regressou a Portugal em 2012 para iniciar uma linha de investigação independente no Instituto Gulbenkian de Ciência e desde então tem recebido vários prémios e financiamentos e foi eleita membro da EMBO em 2022.

26 setembro 2023