Protocolo celebrado entre a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa para requalificação do espaço público

No âmbito do programa municipal Há Vida no Meu Bairro, a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa celebrou um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa, que determina a elaboração de um estudo de suporte à requalificação do espaço público, que visa promover deslocações pedonais no interior dos bairros da cidade.

Com base nos conceitos unidade de vizinhança e cidade dos 15 minutos, segundo a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, o estudo incide sobre "a requalificação do espaço público ao nível da caminhabilidade" e pretende "contribuir para a identificação de ações por parte do município que visem potenciar a melhoria das deslocações a pé na cidade de Lisboa, contribuindo desta forma para o aumento da mobilidade ativa".

A cooperação estabelece-se mediante a disponibilização de todas as ferramentas necessárias à elaboração do estudo por parte do município, incluindo dados de plataformas/dispositivos e soluções inteligentes sempre que essa recolha se revelar necessária, e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa "estudará as metodologias mais adequadas, beneficiando, também, de um contexto real onde alunos e professores possam fazer a sua formação e investigação", refere a proposta.

28 dezembro 2023