Encontro UniverCidades: Ideias para Lisboa

Nos dias 11 e 12 de abril o CIUL acolhe uma nova edição do Encontro UniverCidades: Ideias para Lisboa.

Com uma periodicidade anual, esta rubrica visa dar a conhecer, de forma dialogante, trabalhos académicos de referência sobre Lisboa, desenvolvidos por alunos e investigadores, tendo por base áreas estratégicas definidas pela CML, em colaboração com as Faculdades e Institutos parceiros.

A Academia é por excelência um centro de produção de novas ideias e cabe ao CIUL promovê-las e comunicá-las, apontando caminhos para o futuro.

No dia 11 de abril serão apresentados, no CIUL, estudos e propostas para o desenvolvimento de Lisboa, tendo em conta os desafios e as preocupações que se colocam hoje na gestão das cidades.

Para a tarde do dia 12 de abril (14h), está prevista uma visita guiada e comentada por Ricardo Santos* a 2 Bairros SAAL em Lisboa:

- Quinta do Alto (projeto de Manuel Magalhães)

- Bairro das Fonsecas e Calçada (projeto de Raul Hestnes Ferreira)

O Encontro UniverCidades conta com a representação dos Professores da Faculdade de Arquitetura da ULisboa Maria Manuela da Fonte e Carlos Ferreira e a apresentação de trabalhos dos alunos: Carolina Lombardi (PFM); Carolina Batista Soares (4º ano); Rui Miguel Castro (PFM).

O SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) foi um programa de intervenção local, implementado pelo governo em agosto de 1974 (estando em vigor até 1976), que pretendeu minimizar a crise na habitação, criando condições para que as comunidades pudessem construir os seus próprios bairros. Com um grande impulso por parte de Nuno Portas, então Secretario de Estado da Habitação, o programa punha o foco na participação pública e comunitária, com base nas cooperativas e associações locais, sendo os residentes responsáveis por todas as decisões tomadas. A acompanhá-los estariam equipas multidisciplinares de técnicos dos municípios e do Fundo de Fomento da Habitação – as brigadas -, que apoiariam na toma de decisão e na busca das melhores soluções, para colmatar as carências da população.

Para participar, deverá inscrever-se através do link:https://forms.office.com/e/yefHNZjLEE

Poderá consultar o programa AQUI.

* Arquiteto, Doutorado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2014. Membro integrado do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, CEAU-FAUP, desde 2012. Faz parte do conselho editorial da coleção editada pela Tinta-da-China e dedicada às operações SAAL. Coordenador do livro “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia. Operações SAAL. Oeiras”, 2016. Coordenador, com Ana Drago, do livro “Cidade Participada: Arquitetura e Democracia. Operações SAAL. Lisboa”, 2024.

04 abril 2024