Workshop

Workshop "Práticas de Avaliação Responsável da Investigação", dia 10 de maio, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa, no âmbito da sua recente adesão à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment, organiza o Workshop “Práticas de Avaliação Responsável da Investigação” que tem lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 10 de maio, com início às 9h30.

Ao integrar a iniciativa global CoARA, a ULisboa reafirma o compromisso com a investigação de qualidade e com a promoção de práticas de avaliação mais justas, integras e transparentes. A CoARA é uma iniciativa internacional que reúne mais de 600 entidades de 46 países, incluindo parceiros Unite! e instituições portuguesas, com o objetivo de implementar uma reforma sistémica da avaliação da investigação, dos investigadores e das organizações de investigação.

Na primeira parte deste workshop, durante a manhã, será discutida a visão da CoARA segundo a qual a avaliação deve reconhecer os diversos resultados, práticas e atividades que maximizam a qualidade e o impacto da investigação, assim como a sua integridade. Abordando uma avaliação baseada em juízos qualitativos, para os quais a análise pelos pares é fundamental, apoiada por uma utilização responsável de indicadores quantitativos. Será possível partilhar conhecimentos e experiências sobre contextos locais, especificidades de áreas científicas e reflexões sobre desafios e boas práticas.

Na parte da tarde, realiza-se um workshop presencial (Reservado) de quatro horas sobre os objectivos do currículo narrativo, diferentes formatos e critérios de avaliação. Posteriormente, os participantes escreverão os seus projetos de currículo narrativo e receberão feedback individual.

Consulte aqui o Programa

19 abril 2024