FA.ULisboa apoia o projeto de criação de Cógulas e Fatos de Proteção para profissionais de saúde

Os ex-alunos da FA.ULisboa, Marco Moreira (arquiteto e designer de moda) e Rui Tomás (designer), são os criadores de uma peça de apoio para profissionais de Saúde que se encontram na atual frente de batalha contra o COVID-19, uma cógula e um fato de proteção.

A FA.ULisboa entrou em contacto com o arquiteto e designer Marco Moreira, disponibilizando as instalações para o apoio a esta iniciativa, nomeadamente as oficinas de moda e toda a maquinaria aí disponível, que conta já com várias pessoas que a titulo particular também se encontram a apoiar esta iniciativa. Para ampliar o apoio a este projeto, foi lançado um repto aos alunos de 3.º ano da licenciatura e do mestrado em Design de Moda, que se disponibilizaram a apoiar esta iniciativa produzindo, com os seus meios pessoais e a partir de suas casas, as cógulas.

3

Neste momento, Marco Moreira já nos indicou que foram entregues em diversos Hospitais e Unidades de Saúde por todo o país cerca de 2300 cógulas, estando cerca de 3000 em execução e para entrega.

Para além das cógulas, os profissionais de saúde têm referido a falta de fatos de proteção, que também podem ser produzidos com o mesmo tecido TNT (Tecido Não tecido). Na FA.ULisboa já se encontram a ser produzidos os primeiros fatos de proteção. Os alunos que se voluntariaram para apoiar este projeto, estão a produzir estes fatos a partir de suas casas, tendo sempre em atenção as necessárias regras de higienização e desinfeção, por forma a evitar qualquer tipo de contaminação.

DSC02373.jpg4.jpg

A Faculdade de Arquitetura orgulha-se de apoiar esta e outras iniciativas, tendo sempre em atenção a proteção de todos os intervenientes, nomeadamente os seus alunos, funcionários e docentes.

NOTA: Importa, ainda, referir que a campanha de angariação de fundos para a compra de tecido não tecido (TNT) para a execução das cógulas de proteção e Fatos  ainda está ativa na página do Facebook criada para o efeito, intitulada “Portugal COnVIDa Todos”. Nesta página pode ir acompanhando as empresas que estão a apoiar esta iniciativa.

01 abril 2020