fbpx

Select your language

Tecnologias do Design de Comunicação II

No âmbito desta unidade curricular, pretende-se estimular os alunos a fazer uso de metodologias e técnicas criativas e processuais com o intuito de encontrarem soluções inovadoras e eficazes. Através de exercícios práticos e inspirados em situações reais, pretende-se que os alunos otimizem a produção de elementos gráficos tendo em conta variáveis como preço, qualidade, durabilidade e quantidade.
Esta UC será, assim, mais centrada no papel do designer: na antecipação de problemas de produção, no acompanhamento da produção e no papel do designer enquanto participante no controlo de qualidade do objeto final. Serão apresentados casos práticos, análise de técnicas e materiais, processos de orçamentação e relações comerciais.
Tecnologicamente será alargada a abordagem aos meios de produção mais adequados às diferentes áreas da comunicação, incluindo a introdução em uma plataforma CMS (Wordpress).

 

Multimédia

O principal objetivo desta unidade curricular centra-se na definição do papel do designer de comunicação num projeto Multimédia. Pretende-se levar os alunos a um entendimento da importância que as tecnologias de comunicação digitais têm na sociedade, percebendo quais as mais relevantes e as razões do seu sucesso, e construindo projetos com as condicionantes e potencialidades oferecidas pelos novos suportes e tecnologias multimédia através de uma abordagem das suas características e do seu funcionamento.

 

Metodologias de Investigação em Design

Esta unidade curricular pretende familiarizar os alunos com as boas práticas de investigação científica em design e conduzi-los ao conhecimento das ferramentas de recolha e análise de informação, dos métodos de investigação (qualitativa e quantitativa, intervencionista e não intervencionista) para saberem selecionar os mais adequados aos temas a investigar, aprendendo a elaborar relatórios e a pré-proposta de investigação final de mestrado.

 

Design de investigação

Esta unidade curricular pretende familiarizar os alunos com as boas práticas de investigação científica em design e conduzi-los ao conhecimento das ferramentas de recolha e análise de informação, dos métodos de investigação (qualitativa e quantitativa, intervencionista e não intervencionista) para saberem selecionar os mais adequados aos temas a investigar, aprendendo a elaborar relatórios e a pré-proposta de investigação final de mestrado.

 

Design de Comunicação III

Trata-se da última unidade curricular de projeto de design de comunicação. Pretende-se continuar o desenvolvimento de projetos profissionalizantes, através da resolução de problemas de comunicação complexos, utilizando metodologias projetuais que conduzam a um aumento da autonomia dos alunos. Os alunos deverão estar progressivamente mais aptos para operar no contexto económico, cultural e social atual, sendo capazes de propor soluções estratégicas para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas, assim como de dominar a sua resolução técnica e operacional.

 

Search