fbpx

Select your language

Gestão Estratégica da Comunicação

No âmbito desta unidade curricular, pretende-se discutir a importância da gestão do design de comunicação como uma disciplina capaz de integrar as várias dimensões da comunicação corporativa; discutir a mudança de paradigma no desenvolvimento empresarial que está a conduzir as empresas a adotar um modelo relacional e complexo nas estratégias de marketing, assim como o papel da internet como instrumento de comunicação e informação. Estas problemáticas serão abordadas através da utilização de ferramentas analíticas da gestão estratégica e do marketing.

 

Design de Comunicação II

Esta unidade curricular visa despertar os alunos para novas áreas e formas de comunicação através do projeto de design interventivo, explorando-o como uma forma de comunicação e de impacto na sociedade, redefinindo o papel social e ético do designer. Pretende-se incutir e explorar a utilização de métodos de pensamento criativo, como forma de encontrar soluções originais e inovadoras, procurando, sempre que possível, projetos e desafios reais da sociedade envolvente.

 

Tecnologias do Design de Comunicação II

No âmbito desta unidade curricular, pretende-se estimular os alunos a fazer uso de metodologias e técnicas criativas e processuais com o intuito de encontrarem soluções inovadoras e eficazes. Através de exercícios práticos e inspirados em situações reais, pretende-se que os alunos otimizem a produção de elementos gráficos tendo em conta variáveis como preço, qualidade, durabilidade e quantidade.
Esta UC será, assim, mais centrada no papel do designer: na antecipação de problemas de produção, no acompanhamento da produção e no papel do designer enquanto participante no controlo de qualidade do objeto final. Serão apresentados casos práticos, análise de técnicas e materiais, processos de orçamentação e relações comerciais.
Tecnologicamente será alargada a abordagem aos meios de produção mais adequados às diferentes áreas da comunicação, incluindo a introdução em uma plataforma CMS (Wordpress).

 

Multimédia

O principal objetivo desta unidade curricular centra-se na definição do papel do designer de comunicação num projeto Multimédia. Pretende-se levar os alunos a um entendimento da importância que as tecnologias de comunicação digitais têm na sociedade, percebendo quais as mais relevantes e as razões do seu sucesso, e construindo projetos com as condicionantes e potencialidades oferecidas pelos novos suportes e tecnologias multimédia através de uma abordagem das suas características e do seu funcionamento.

 

Metodologias de Investigação em Design

Esta unidade curricular pretende familiarizar os alunos com as boas práticas de investigação científica em design e conduzi-los ao conhecimento das ferramentas de recolha e análise de informação, dos métodos de investigação (qualitativa e quantitativa, intervencionista e não intervencionista) para saberem selecionar os mais adequados aos temas a investigar, aprendendo a elaborar relatórios e a pré-proposta de investigação final de mestrado.

 

Search