
Curso de formação em Instrumentos de Política de Habitação
As candidaturas são realizadas exclusivamente on-line através do Fénix:
- Candidatos externos à FA
- Candidatos alunos/ex-alunos da FA (menu "candidato")
Período de candidaturas: 5 de janeiro até 13 de fevereiro de 2023
Taxa de candidatura: 25,00€
Valor do curso: 500,00€ (inclui despesas administrativas, seguro escolar e certificação);
N.º mínimo de alunos por curso: 15
O objetivo principal do curso é disponibilizar formação superior a técnicos e profissionais, com especial enfoque na atualização de competências, relativamente ao novo enquadramento legal e instrumentos disponíveis no domínio da habitação.
Com vista a dar resposta ao objetivo proposto, o Curso de Especialização em Instrumentos de Política de Habitação abarcará um amplo leque de temáticas, designadamente:
- alterações recentes ao enquadramento legar e regulamentar aplicável à habitação;
- programas e requisitos para a promoção pública de habitação;
- programas e incentivos para a promoção habitacional em geral, incluindo a habitação acessível;
- instrumentos, incentivos e financiamento disponíveis.
Pretende-se, por esta via, preparar o corpo técnico e científico para, de forma qualificada, maximizar as oportunidades que se vão abrir e dar resposta aos desafios que se vão colocar nos próximos anos em matéria de promoção habitacional, tanto ao nível do setor público como privado.
Próxima edição: início a 27 de fevereiro e término a 24 de abril de 2023
Horário: 14 sessões de 3 horas, duas sessões por semana (segundas e quartas), das 14:00h às 17:00h
Coordenador Científico: Professor Doutor Hugo Farias
Técnicos da Administração Pública – Corpo técnico dos municípios, áreas metropolitanas e administração central e regional que desenvolvam atividade nas áreas da habitação, urbanismo e apoio social, incluindo empresas municipais de gestão habitacional e Sociedades de Reabilitação Urbana.
Consultores – Consultores e técnicos de consultoras que desenvolvam atividade ligada à assessoria estratégica e financeira, tanto à administração pública como ao setor privado, nas áreas do financiamento, planeamento estratégico, territorial e urbano, reabilitação urbana, habitação e imobiliário.
Projetistas, urbanistas e planeadores – Profissionais de projeto com atividade ou interesse no domínio da habitação, urbanistas e profissionais de planeamento regional e urbano.
Jovens e adultos graduados – Jovens e adultos graduados, nacionais e estrangeiros, que pretendam aumentar a sua graduação superior, converter ou atualizar as suas competências nas temáticas ligadas à reabilitação.
Para esclarecer qualquer dúvida ou questão, poderá entrar em contacto connosco através do contacto telefónico disponibilizado pela Secretaria de Pós-Graduação ou através do endereço de correio eletrónico: candidaturas@fa.ulisboa.pt.
