A 1.ª Edição do Prémio Sustentabilidade e Inovação, organizado pela Ordem dos Arquitetos e o Fundo Ambiental, está aberto até 30 de julho de 2021. Nesta 1.ª edição serão atribuidos dois prémios que "pretendem reconhecer publicamente arquitectos autores de obras que o Júri avalie como exemplares, inovadoras e significativas no domínio da sustentabilidade e ecoeficiência, instituídos no âmbito do Protocolo assinado entre o Fundo Ambiental e a Ordem dos Arquitectos.
Com candidaturas até ao próximo dia 16 de Julho, os prémios são atribuídos através de um concurso nacional, em duas categorias simultâneas, dois desafios: Obra e Dissertação, ligada às áreas sociais e culturais ou científicas, tecnológicas e de inovação, que concorram para o avanço do conhecimento nesta área.
Prémio Sustentabilidade e Inovação — OBRA
A primeira edição do Prémio irá distinguir uma obra construída entre 2017 e 2020 e que na solução arquitectónica demonstre terem sido integradas temáticas da ecologia e sustentabilidade no projecto e construção, questões referenciais para se aferir da ecoeficiência do edificado. Pretende-se premiar uma prática que claramente reflicta a consideração de princípios ecosustentáveis no modo de vida das pessoas, na relação da arquitectura com o clima e formas de construir, tendo em conta a redução da Pegada Ecológica dos ambientes construídos.
Prémio Sustentabilidade e Inovação — DISSERTAÇÃO
O trabalho teórico deverá ter sido executado entre 2016 e 2020 e concentrar-se em questões socioculturais, investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT), cujo eixo esteja diretamente ligado a temáticas da ecologia e/ou sustentabilidade dos ambientes construídos.
Mais informações em [AQUI]