Competências a adquirir
- Competências avançadas em Projeto nas diversas escalas e dimensões (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional);
- Competências tecnológicas na área da pré-impressão e arte finalização digital;
- Competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado (teórica ou teórico-prática);
- Competências de coordenação de equipas disciplinares e pluridisciplinares.
Destinatários
Licenciados em Design, ou em áreas afins, que pretendam desenvolver ou aprofundar a sua formação em Design de Comunicação.
Obtenção do grau de mestre
O Curso promove a cultura do projeto em ambiente colaborativo (atelier).
O quarto semestre é, integralmente, dedicado:
- à elaboração de um projeto de investigação individual, teórico, teórico-prático ou prático, sob a orientação científica de um professor ou de um especialista reconhecido pelo Conselho Científico da FA.ULisboa;
- à efetivação de um estágio a ser orientado numa empresa ou organismo e supervisionado cientificamente por um docente da FA.ULisboa.
O processo formativo culmina com a apresentação e defesa do documento final em provas públicas para a obtenção do grau de Mestre.
Saídas profissionais
Designer de comunicação, Gestor de estratégias de comunicação integradas para insittuições e empresas de diversos setores de atividade, consultor de design de comunicação, designer editorial, designer de Interfaces digitais e UX, Infografista, Arte finalista digital, designer de eventos, ilustrador, designer de animação por computador, gestor de imagens e de redes sociais, investigador, empreendedor.
Enquadramento sócio-profissional:
- Trabalhador por conta própria, empresário, empreendedor
- Freelancer
- Empresário em nome individual
- Empreendedor
Trabalhador por conta de outrem em empresas/organizações públicas ou privadas
- Empresas de Design de Comunicação;
- Empresas de criação de aplicativos para plataformas móveis;
- Empresas de webdesign;
- Empresas de Comunicação e Imagem para redes sociais;
- Empresas de produção de conteúdos web (móveis e estáticos)
- Agências de Publicidade;
- Direções de Comunicação e Imagem;
- Departamentos de Design de Comunicação;
- Departamentos de Imagem;
- Comunicação e imagem de ONG’s e empresas do terceiro sector;
- Agências de Relações Públicas;
- Empresas de Eventos;
- Gabinetes de Assessoria de Imprensa;
- Docência em instituições de ensino secundário e superior (politécnico ou universitário);
- Investigador em unidades de investigação (empresas, fundações ou universidades)
Corpo docente
O corpo docente afeto ao Mestrado em Design de Comunicação inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas curriculares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.
Coordenação
Coordenadores do ciclo: Professora Teresa Cabral e Professor João Brandão
Coordenadora do 1.º ano: Professora Teresa Cabral;
Coordenador do 2.º ano: Professor João Brandão.
O percurso académico é enriquecido pela oferta regular de Workshops, Cursos Livres, Conferências com convidados externos e múltiplas iniciativas de ligação à sociedade, incluindo protocolos com municípios e outras entidades.