Mestrado em Design de Comunicação
O curso de Mestrado em Design de Comunicação visa desenvolver e aprofundar a formação de designers, capazes de atender às necessidades profissionais atuais, aptos a desempenhar tarefas na área especializada do Design de Comunicação nos domínios de projeto, ensino, investigação e ação cultural. Visa a aquisição de conhecimentos e de capacidades analíticas, reflexivas e de problematização e crítica aprofundadas e especializadas, num quadro de amplitude e de polivalência capaz de corresponder às necessidades atuais e expectáveis nos espaços profissionais desta área, incentivando o pensamento produtivo, a deteção de oportunidades de design e o empreendedorismo.
- Competências avançadas em Projeto nas diversas escalas e dimensões (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional);
- Competências tecnológicas na área da pré-impressão e arte finalização digital;
- Competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado (teórica ou teórico-prática);
- Competências de coordenação de equipas disciplinares e pluridisciplinares.
Licenciados em Design, ou em áreas afins, que pretendam desenvolver ou aprofundar a sua formação em Design de Comunicação.
O quarto semestre é, integralmente, dedicado:
- à elaboração de um projeto de investigação individual, teórico, teórico-prático ou prático, sob a orientação científica de um professor ou de um especialista reconhecido pelo Conselho Científico da FA;
- à efetivação de um estágio a ser orientado numa empresa ou organismo e supervisionado cientificamente por um docente da FA.
Designer de comunicação, Gestor de estratégias de comunicação integradas para insittuições e empresas de diversos setores de atividade, consultor de design de comunicação, designer editorial, designer de Interfaces digitais e UX, Infografista, Arte finalista digital, designer de eventos, ilustrador, designer de animação por computador, gestor de imagens e de redes sociais, investigador, empreendedor.
- Trabalhador por conta própria, empresário, empreendedor
- Freelancer
- Empresário em nome individual
- Empreendedor
- Empresas de Design de Comunicação;
- Empresas de criação de aplicativos para plataformas móveis;
- Empresas de webdesign;
- Empresas de Comunicação e Imagem para redes sociais;
- Empresas de produção de conteúdos web (móveis e estáticos)
- Agências de Publicidade;
- Direções de Comunicação e Imagem;
- Departamentos de Design de Comunicação;
- Departamentos de Imagem;
- Comunicação e imagem de ONG’s e empresas do terceiro sector;
- Agências de Relações Públicas;
- Empresas de Eventos;
- Gabinetes de Assessoria de Imprensa;
- Docência em instituições de ensino secundário e superior (politécnico ou universitário);
- Investigador em unidades de investigação (empresas, fundações ou universidades)
O corpo docente afeto ao Mestrado em Design de Comunicação inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas curriculares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.
2º Ciclo: Professora Teresa Cabral (teresaoc@fa.ulisboa.pt)
Coordenador do 1.º ano: Professora Teresa Cabral;
Coordenador do 2.º ano: Professor João Brandão.