fbpx

Pós Graduação em Introdução à Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design


A FA.ULisboa promove formação avançada nos domínios da Arquitetura, do Urbanismo e do Design em articulação com a investigação desenvolvida no CIAUD e nos seus grupos de investigação. Neste quadro, existem condições para criar um âmbito formativo dirigido a recém-graduados que pretendam iniciar um percurso ligado à investigação e que se possa constituir como suporte das equipas de investigação do CIAUD e da FA.ULisboa. Tal articulação é, aliás, preconizada pelo Regulamento de Bolsas da FCT, nomeadamente através da figura do “curso não-conducente a grau”, configurando ciclos de estudos “integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D” (nº 2 do artigo 6º).

Neste quadro, o curso “Introdução à Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design” visa proporcionar fundamentos de iniciação à investigação científica, nomeadamente de temáticas relevantes, metodologias e técnicas aplicadas nos domínios disciplinares da FA.ULisboa. A componente letiva é realizada pela frequência de unidade curricular “Introdução à investigação” onde se proporciona um contacto direto e uma participação ativa com um projeto ou uma atividade de investigação em curso na FA.ULisboa, devidamente enquadrado no CIAUD, sob coordenação e orientação tutorial de docente da FA.ULisboa que seja coordenador ou membro da equipa de investigação do referido projeto. Para além da atribuição de 5 ECTS, é possível complementar a formação com UCs de programas de doutoramento da FA.ULisboa, ou outras competências transversais, promovendo a integração e a inscrição de alunos nos cursos de 3º ciclo da FA.ULisboa.

O presente curso realiza-se nos termos do Regulamento de Estudos Pós-graduação da Universidade de Lisboa, aprovado por Despacho reitoral nº 8631/2020, de 8 de setembro, e do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau da FA.ULisboa, de 7 de agosto de 2018.

Candidaturas

Candidaturas em permanência.

Destinatários e condições de acesso:

O curso destina-se a detentores do grau de licenciado e/ou mestre nas áreas da Arquitetura, do Urbanismo, do Design, podendo ser admitidos candidatos formados noutras áreas disciplinares complementares e/ou instrumentais para a investigação em Arquitetura, Urbanismo ou Design, mediante aprovação pela Comissão Científica do Curso.

Documentação necessária:

  • Comprovativo da detenção do grau de licenciado;
  • Plano geral de trabalhos enquadrado em projeto ou atividade de investigação em curso na FA-ULisboa, subscrito pelo(a) candidato(a) e pelo(a) coordenador(a) do respetivo projeto ou grupo de investigação;
  • CV atualizado.

Método de Candidatura:

As candidaturas decorrem através do endereço de correio eletrónico candidaturas@fa.ulisboa.pt

Publicação e notificação de resultados:

Até duas semanas após a finalização do processo de candidatura.

Search