Secretaria de Graduação
A Secretaria de Graduação tem como principal campo de ação a gestão dos assuntos de natureza académica e designadamente, o apoio técnico-administrativo aos projetos de ensino da instituição, exercendo as suas atividades nos domínios da informação, organização e acompanhamento dos processos relativos à matrícula, inscrição, frequência e aproveitamento dos estudantes do 1º e 2º Ciclos.
Contacte a Secretaria de Graduação preferêncialmente por Ticket.
Horário de atendimento do serviço
Atendimento presencial:
Segunda-feira e quarta-feira | 9h30 às 12h30
Terça-feira e quinta-feira | 13h30 às 16h30
Sexta-feira | 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Atendimento telefónico:
Segunda-feira a quinta-feira | 14h30 às 16h30
Regulamentos
Regulamento de Transição do Mestrado Integrado em Arquitetura 2023/2024 [AQUI]
Regulamento de Transição da Licenciatura em Design 2023/2024 [AQUI]
Regulamento de Transição da Licenciatura em Design de Moda 2023/2024 [AQUI]
Mestrado Integrado em Arquitetura [AQUI]
Mestrado Integrado em Arquitetura, especialização Urbanismo [AQUI]
Mestrado Integrado em Arquitetura, com especialização em Arquitetura de Interiores [AQUI]
Licenciatura em Design de Moda [AQUI]
Licenciatura em Design [AQUI]
Mestrado em Design de Comunicação [AQUI]
Mestrado em Design de Moda [AQUI]
Mestrado em Design de Produto [AQUI]
Seguro escolar, valores de propinas e número de prestações para 2024/2025 [AQUI]
Regulamento de Propinas [AQUI]
Regulamento de Propinas da ULisboa [AQUI]
Anos Letivos Anteriores:
Seguro escolar, valores de propinas e número de prestações para 2023/2024 [AQUI]
Seguro escolar e valores de propinas para o ano letivo 2022/2023 [AQUI]
Tabela de Taxa Administrativa, Seguro Escolar e Valor de Propinas (2021-2022) [AQUI]
Tabela de Taxa Administrativa, Seguro Escolar e Valor de Propinas (2020-2021) [AQUI]
[NOVO] Regulamento dos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre [AQUI]
Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto (Capítulo III - "Mestrado") [AQUI]
(Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, que aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior. Republica em anexo o Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, com a redação atual.)
[NOVO] Regime de Precedências (novos planos de estudos) 2023-24 [AQUI]
Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa [AQUI] com a devida alteração [AQUI]
Planos de regularização de dívidas de propinas [AQUI] e Regulamento dos Planos de Regularização de Dívidas por não Pagamento de Propinas da Universidade de Lisboa [AQUI]
Regulamento Prescrições [AQUI]
Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes [AQUI]
Portaria n.º 886/83 - épocas Normal, Recurso e Especial [AQUI]
Regulamento dos Regimes de Reingresso, de Mudança de Par Instituição/Curso, e dos Concursos Especiais [AQUI] (Novo)
Regulamento de Permuta, Mudança de Turma e Turno [AQUI]
Regulamento de Mudança de Regime (aprovado: 27 de março 2012) [AQUI]
Regulamento para Escolha das Unidades Curriculares Optativas (atualizado: 24 de maio 2012) [AQUI]
Regulamento dos Regimes de Estudos dos Estudantes da Faculdade de Arquitetura [AQUI]
Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Lisboa [AQUI]
Regimes de Precedências da Faculdade de Arquitetura (Descrito no Anexo I do Regulamento do 2º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre) [AQUI]
Regulamento de Provas para Maiores de 23 anos [AQUI]
Regulamento Ingresso e Acesso para Estudantes Internacionais da ULisboa [AQUI]
Regulamento Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da ULisboa [AQUI]
Regulamento Disciplinar dos Estudantes da ULisboa [AQUI]
Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da ULisboa [AQUI]
Regime Jurídico do Associativismo Jovem [AQUI]
Áreas Disciplinares e Grupos de Unidades Curriculares [AQUI]
Directrizes para Atribuição de Créditos ECTS [AQUI]
Prémios de Mérito Académico [AQUI]
Regulamento do Estatuto de Estudante-Atleta da Universidade de Lisboa [AQUI]
Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa [AQUI]
Regulamento do Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo [AQUI]
Formulários e Modelos
FA.ULisboa-MOD-016 – Mestrado – Entrega de Documento Provisório – a entrega do presente formulário não é atualmente necessária tendo em conta que a mesma é feita através do Fénix.
FA-MOD-028 - Mestrado - Declaração de Orientação – [AQUI]
Atualmente é disponibilizado o modelo da Ata pré-preenchido. Deverá proceder ao levantamento da Ata no átrio do edifício onde se realiza a prova.
FA.ULisboa-MOD-033 – modelo de declaração da entidade patronal [AQUI]
Nota: poderá ser substituído por declaração própria da entidade patronal que contenha a informação exigida no modelo.
FA.ULisboa-MOD-033A – formulário a ser submetido pelos alunos trabalhadores por conta de outrem [AQUI]
FA.ULisboa-MOD-033B – formulário a ser submetido pelos alunos trabalhadores independentes [AQUI]
Nota: poderá ser anexado o formulário FAUL-MOD-033 caso o aluno, apesar de trabalhador independente, exerça funções em determinada empresa.
Minuta de Protocolo de Colaboração (Estágio) AQUI
Nota: O "Protocolo de Colaboração (Estágio)" deve ser proposto ao Senhor Presidente da FA.ULisboa pela equipa de Orientação, devendo este ser entregue na Secção de Expediente (3 vias impressas) ou remetido para o email presidente@fa.ulisboa.pt
FA.ULisboa-MOD-005 – Procuração [AQUI]
FA.ULisboa-MOD-008 – Pedido de Diploma e Certificado (disponibilizado via ticket)
FA.ULisboa-MOD-023 - Creditação de ECTS [AQUI]
FA-MOD-024 - Declaração para Portadores de Deficiência Física ou Sensorial [AQUI]
FA.ULisboa-MOD-031 - Declaração de Identificação Pessoal [AQUI]
Modelo PASSE SUB23 - deve ser solicitado exclusivamente através do Fenix: Menu “Pessoal” > “Serviços” > “Requerimentos” > “Criar” > “Passe Sub23” > Selecionar o Curso > clicar em “Criar”
Não encontra o formulário adequado ao assunto? Agradecemos que submeta um ticket com o seu pedido na respetiva categoria.
Logotipos da FA.ULisboa e Logotipos da Universidade de Lisboa [AQUI]
Despachos
Reconhecimento Específico
Reconhecimento de nível
Subdelegação de Presidência de Júri
Despacho n.º 06/2024 - Período complementar de entrega de Propostas de Trabalho Final de Mestrado [AQUI]
Despacho n.º 13/2024 - Inscrição automática em 2.ª chamada (recurso) das unidades curriculares Laboratoriais [AQUI]
Despacho n.º 15/2024 - Processo de colocação em turma no 5.º ano curricular [AQUI]
Despacho n.º 18/2024 - Melhoria de nota da componente letiva de TFM em 2023/24 [AQUI]
Despacho n.º 19/2024 - 2ª entrega de Proposta de TFM no âmbito do ano letivo 2023/24 ou alteração de título/alteração de orientação [AQUI]
Despacho n.º 32/2024 - Exames de Época Especial [AQUI]
Despacho n.º 34/2024 - Processo de candidatura ao perfil de especialização de Arquitetura, Interiores e Reabilitação do Edificado [AQUI]
Despacho n.º 36/2024 - 3.ª fase de candidaturas Estudantes Internacionais [AQUI]
Despacho n.º 43/2024 - Seguro escolar, valores de propinas e número de prestações para 2024/2025 [AQUI]
- Anexo ao Despacho n.º 43/2024 [AQUI]
Despacho n.º 53/2024 - Entrega de Proposta de Trabalho Final de Mestrado no âmbito do ano letivo 2024/2025 [AQUI]
Despacho n.º 2/2023 - Entrega de Proposta de Trabalho Final de Mestrado no âmbito de 2022/23 [AQUI]
Despacho n.º 4/2023 - Definição de pagamento de caução para reserva de vaga [AQUI]
Despacho n.º 7/2023 - Critérios de Seleção para Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito [AQUI
Despacho n.º 16/2023 - 2.ª fase de entrega de Proposta de Trabalho Final de Mestrado no âmbito do ano letivo 2022/23 [AQUI]
Despacho n.º 22/2023 - Seguro escolar, valores de propinas e número de prestações para 2023/2024 [AQUI]
Despacho n.º 34/2023 - Distribuição de bolsas de estudo por mérito 2021/2022 [AQUI]
Despacho n.º 21/2023 - Exames de Época Especial [AQUI]
Despacho n.º 2/2022 -Acesso à época normal de exames [AQUI]
Despacho n.º 3/2022 - Entrega de Proposta de Trabalho Final de Mestrado no âmbito de 2021/22 [AQUI]
Despacho n.º 4/2022 - Alteração de período de inscrições no 2.º semestre [AQUI]
Despacho n.º 11/2022 - Acesso dos alunos da FA em mobilidade no exterior a épocas de avaliação [AQUI]
Despacho n.º 13/2022 - Caução para reserva de vaga 2022/23 - Estudantes Internacionais [AQUI]
Despacho n.º 21/2022 - Alteração do limite de inscrição em Exames em Época Especial [AQUI]
Despacho n.º 24/2022 - Definição da 3ª fase de candidaturas - Estudante Internacional [AQUI]
Despacho n.º 25/2022 - Seguro escolar e propinas para o ano letivo 2022/2023 [AQUI]
- Anexo ao Despacho n.º 25/2022 - seguro escolar e e propinas para o ano letivo 2022/2023 [AQUI]
Despacho n.º 43/2022 - Definição de pagamento de caução para reserva de vaga - Estudante Internacional [AQUI]
2021
Despacho n.º 08/2021 - Prorrogação dos prazos de entrega de Trabalhos Finais de Mestrado e Teses de Doutoramento [AQUI]
Despacho n.º 09/2021 - Alteração do período de inscrições para o 2º semestre de 2020/21 [AQUI]
Despacho n.º 16/2021 - Período de entrega de documentos definitivos (2ª época de 2019/20) alargado até 26 de março de 2021 [AQUI]
Despacho n.º 18/2021 - Declarações de deslocação sem custos [AQUI]
Despacho n.º 21/2021 - Caução para reserva de vaga 2021/22 - Estudantes Internacionais [AQUI]
Despacho n.º 27/2021 - Alteração de limite de inscrição em Exames de Época de Recurso [AQUI]
Despacho n.º 28/2021 - Alteração de limite de inscrição em Exames de Época Especial (REVOGADO pelo Despacho n.º 29/2021) [AQUI]
Despacho n.º 29/2021 - Alteração de limite de inscrição em Exames de Época Especial (acesso à época especial por todos os estudantes) [AQUI]
Despacho n.º 30/2021 - Taxas, seguro escolar e propinas para o ano letivo 2021/2022 [AQUI]
. Anexo ao Despacho n.º 30/2021 - Tabela de taxas, seguro escolar e e propinas para o ano letivo 2021/2022 [AQUI]
Despacho n.º 35/2021 - Revogação parcial do Despacho n.º 08/2021 [AQUI]
Despacho n.º 39/2021 – Transição de ano curricular [AQUI]
2020
Despacho n.º 18/2020 - Recandidatura na 3ª fase de Estudantes Internacionais colocados na 1ª e 2ª fase [AQUI]
Despacho n.º 19/2020 - Época especial de exames [AQUI]
Despacho n.º 23/2020 - Requerimento de Provas Públicas de Mestrado [AQUI]
Despacho n.º 24/2020 - Júri especial de análise e seriação dos candidatos à 3ª fase do Mestrado em Design de Comunicação [AQUI]
Despacho n.º 26/2020 - Retificação ao despacho n.º 23/2020 relativo ao Requerimento de Provas Públicas de Mestrado [AQUI]
Despacho n.º 27/2020 - Taxas, seguro escolar e propinas para o ano letivo 2021/2022 [AQUI]
. Anexo ao Despacho n.º 27/2020 - Tabela de taxas, seguro escolar e e propinas para o ano letivo 2021/2022 [AQUI]
Despacho n.º 38/2020 - Entrega e defesa de trabalhos finais de Mestrado no âmbito do 2º semestre de 2019/20 (2ª época) / Entrega de 1ª proposta e pedidos de alteração ao despacho n.º 23/2020 relativo ao Requerimento de Provas Públicas de Mestrado [AQUI]
. ADENDA ao Despacho n.º 38/2020 - Entrega e defesa de trabalhos finais de Mestrado no âmbito do 2º semestre de 2019/20 (2ª época). Pedidos de alteração de Título e/ou Equipa de Orientação [AQUI]
2019
Despacho nº 5_2019 - Ingresso por Concursos no 2º Ciclo e Ciclos Integrados [AQUI]
Despacho nº 6_2019 - Inscrição em unidade curricular 2º Ciclo e Ciclos Integrados, pelos estudantes do 3º Ciclo de Estudos da Faculdade de Arquiteturas (revogado com a entrada em vigor do Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Lisboa em 30 de janeiro de 2020) [AQUI]
Despacho nº 22_2019 - Época Especial [AQUI]
Despacho nº 26_2019 - Prolongamento do prazo de candidaturas [AQUI]
Despacho nº 27_2019 - Entrega e Defesa de Trabalhos Finais de Mestrado [AQUI]
Despacho nº 34_2019 - Regularização de inscrição no ano letivo 2019/2020 [AQUI]
Despacho n.º 38/2019 - Candidaturas antecipadas para 2020/21 [AQUI]
Despacho n.º 51/2019 - Adiamento da entrega de PFM [AQUI]
Despacho n.º 53/2019 - Reabertura/lançamento de pautas do NETPA [AQUI]
2018
Despacho nº 18_2018- Admissão a Provas Académicas fora dos prazos estipulados [AQUI]
Despacho nº 22_2018- Entrega e Defesa de Trabalhos Finais de Mestrado - 2018/2019 [AQUI]
Despacho nº 28_2018- Transição de Ciclos de Estudos nos Mestrados Integrados e Mestrados [AQUI]
Despacho nº 30_2018- Alteração do Periodo Letivo 1º Ano 1ª Vez - 2018/2019 [AQUI]
2017
Despacho nº 43_2017- Transição de Ciclos de Estudos nos Mestrados Integrados e Mestrados [AQUI]
Despacho nº 59_2017 - Propinas Alunos Bolseiros dos SAS [AQUI]
Despacho nº 60_2017 - Estatuto Trabalhador Estudante, Dirigente Associativo ou Atleta de Alta Competição [AQUI]
2016
Despacho nº 7_2016 - Regularização da situação de alunos cuja inscrição foi suspensa por existência de dívidas à FA [AQUI]
Despacho nº 21_2016 - Candidaturas dos Alunos da FAULisboa aos cursos de Mestrados [AQUI]
Despacho nº 25_2016 - Alunos ao abrigo de Programas de Mobilidades[AQUI]
Despacho nº 37_2016 - Transição de Ciclos de Estudos nos Mestrados Integrados e Mestrados [AQUI]
Despacho nº 43_2016 - Isenção de Declarações [AQUI]
2015
Despacho nº 3_2015 - Para Docentes - Pedido de Reabertura de Pauta [AQUI]
Despacho nº 14_2015 - Lista de email de ex-docentes, funcionários e alunos [AQUI]
Despacho nº 19_2015 - Entrega e Defesa das versões provisórias e definitivas das Dissertações de Mestrado [AQUI]
Despacho nº 47_2015 - Deliberação do Presidente da FA referente a emolumento a pagar pelos alunos com pagamentos em atraso [AQUI]
Despacho nº 63_2015 - Creditações no âmbito de Concursos e Concursos Especiais [AQUI]
2014
Despacho nº 03_2014 - Atendimento Telefónico da Secretarias [AQUI]
Despacho nº 22_2014 - Controlo Informação/Documentação da FA [AQUI]
Despacho nº 28_2014 - Procedimento Base de Aquisição de Bens e Serviços [AQUI]
Despacho nº 91_2014 - Pagamento propinas para alunos bolseiros dos SAS [AQUI]
2013
Despacho nº 36_2013 [AQUI]
Despacho nº 03_2013 - Procedimento para a Elaboração da Distribuição de Serviço Docente (DSD) e dos Horários do 1º Semestre de Cada Ano Letivo [AQUI]
Despacho nº 07_2013 - Alterações às Pautas [AQUI]
Despacho nº 10_2013 - Gestão do Sistema de Videoconferência [AQUI]
Despacho nº 22_2013 - Minimização do Impacto da Transição para o "novo" Plano de Estudos [AQUI]
Despacho nº 26_2013 - Mestrado integrado em Arquitetura, Mestrado integrado em Arquitetura com especialização em Arquitetura de Interiores, Mestrado integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo: Optativas de Escolha Fechada para 2013-2014 [AQUI]
Despacho nº 27_2013 - Mestrado integrado em Arquitetura, Mestrado integrado em Arquitetura com especialização em Arquitetura de Interiores, Mestrado integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo: Optativas de Escolha Fechada para 2013-2014 [AQUI]
Despacho nº 28_2013 - Mestrado integrado em Arquitetura: Optativa do Regime de Transição para (5º Anos) 2013-2014 [AQUI]
2012
Despacho nº 1_2012 [AQUI]
Despacho nº 20_2012 [AQUI]
Despacho nº 21_2012 [AQUI]
Despacho nº 29_2012 [AQUI]
Despacho nº 32_2012 [AQUI]
Despacho nº 34_2012 - Assinatura de Pautas [AQUI]
Despacho nº 35_2012 - Divisão dos Serviços Académicos em Duas Secretarias [AQUI]
Despacho nº 37_2012 - Procedimento para a Elaboração da Distribuição de Serviço Docente (DSD) e dos Horários do 2º Semestre de Cada Ano Letivo [AQUI]
Despacho nº 38_2012 - Prazo para Requerer Estatuto de Trabalhador-Estudante, Dirigente Associativo ou Atleta de Alta-Competição - Revogado pelo Despacho nº 60_2017 [AQUI]
Despacho nº 41_2012 - Procedimentos em Caso de Dívida à Biblioteca [AQUI]
Despacho nº 42_2012 - Eleição de Delegado de Turma [AQUI]
Despacho nº 53_2012 - Número Mínimo de Inscritos e Docência de Disciplinas Optativas [AQUI]
Despacho nº 55_2012 - Associação de Pautas a Docentes [AQUI]
Norma Interna - Alunos não Bolseiros com Carência Económica [AQUI]
Norma Interna - Alunos Bolseiros com Carência Económica [AQUI]
2011
Despacho 01-06-2011 - Suplemento ao Diploma [AQUI]
Despacho 08-07-2011 [AQUI]