Mestrado Integrado em Arquitetura
com possibilidade de especialização em Arquitetura ou Urbanismo
O grau de mestre em Arquitetura atribuído pela FA pretende conferir aos alunos um conjunto de competências, sobretudo de natureza projetual, que lhes permitam, ao longo do processo de ensino/aprendizagem, reconhecer, interrogar e experimentar ideias, factos e conhecimentos arquitetónicos de natureza complexa e integradora. Neste processo, os alunos operam sobre criações humanas onde estão patentes formas de pensamento e de expressão científica, humanística e artística, ligadas ao território - natural e artificial - que designamos como o espaço habitado pelo ser humano.
Este curso é composto por dois ciclos de estudos (obrigatórios para o exercício da profissão, pela Ordem dos Arquitetos). O ingresso ao 2.º ciclo pode ser feito por alunos que tenham concluído o 1.º ciclo num curso homólogo nacional. O procedimento é sujeito a candidaturas e vagas independentes.
Visão global
Esta formação permite desenvolver conhecimentos aprofundados na área científica da arquitetura, do projeto e da prática profissional, podendo constituir a base principal de desenvolvimento para aplicações originais, em muitos casos dentro de contextos de investigação.
O grau de mestre é conferido aos que demonstrem a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares. Inserido em contextos alargados e multidisciplinares, este grau confere a capacidade de resolver problemas relacionados com a arquitetura e o urbanismo, ou seja: a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta. Diversas reflexões sobre as implicações, responsabilidades éticas e sociais resultam dessas soluções, juízos e condicionantes. A capacidade de comunicar os seus conhecimentos raciocínios e conclusões às populações sem ambiguidades, advem dessa capacidade esclarecedora em possuir competências, que permitam aos futuros mestres em arquitetura uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
O grau de mestre é conferido aos que demonstrem a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares. Inserido em contextos alargados e multidisciplinares, este grau confere a capacidade de resolver problemas relacionados com a arquitetura e o urbanismo, ou seja: a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta. Diversas reflexões sobre as implicações, responsabilidades éticas e sociais resultam dessas soluções, juízos e condicionantes. A capacidade de comunicar os seus conhecimentos raciocínios e conclusões às populações sem ambiguidades, advem dessa capacidade esclarecedora em possuir competências, que permitam aos futuros mestres em arquitetura uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Destinatários
O curso destina-se a todos aqueles que procurem exercer a prática de pensar e projetar o espaço edificado e a sua relação com o ser humano.
O curso destina-se a todos aqueles que procurem exercer a prática de pensar e projetar o espaço edificado e a sua relação com o ser humano.
Obtenção do Grau Mestre
Após aprovação no Projeto Final de Mestrado ou na Dissertação, os mestres em arquitetura adquirem o estatuto profissional de arquitetos, estando capacitados para o exercício de profissão no regime liberal ou na indústria, no comércio, no ensino, na investigação ou ainda na administração central, regional e local.
Adquirem também o direito de acesso à Ordem dos Arquitetos.
Após aprovação no Projeto Final de Mestrado ou na Dissertação, os mestres em arquitetura adquirem o estatuto profissional de arquitetos, estando capacitados para o exercício de profissão no regime liberal ou na indústria, no comércio, no ensino, na investigação ou ainda na administração central, regional e local.
Adquirem também o direito de acesso à Ordem dos Arquitetos.
Saídas Profissionais
Arquitetos preparados para a conceção, reabilitação e remodelação de edifícios, conjuntos de edifícios, espaços públicos, urbanos, paisagem e território. O âmbito da sua atividade abrange funções distintas que vão da habitação, aos serviços públicos e privados, aos equipamentos de cultura e educação, de saúde, desportivos ou industriais.
Face aos desafios do mundo contemporâneo, preparamos profissionais capazes de se posicionarem num território profissional e disciplinar que obriga a uma permanente redefinição do âmbito e da natureza da sua intervenção.
Arquitetos preparados para a conceção, reabilitação e remodelação de edifícios, conjuntos de edifícios, espaços públicos, urbanos, paisagem e território. O âmbito da sua atividade abrange funções distintas que vão da habitação, aos serviços públicos e privados, aos equipamentos de cultura e educação, de saúde, desportivos ou industriais.
Face aos desafios do mundo contemporâneo, preparamos profissionais capazes de se posicionarem num território profissional e disciplinar que obriga a uma permanente redefinição do âmbito e da natureza da sua intervenção.
Corpo Docente
O corpo docente afeto ao Mestrado Integrado em Arquitetura inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas disciplinares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.
O corpo docente afeto ao Mestrado Integrado em Arquitetura inclui profissionais com uma vasta experiência de projeto, bem como professores das outras áreas disciplinares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.
Coordenadores
1º Ciclo: Professor Jorge Spencer (jspencer@fa.ulisboa.pt)
2º Ciclo: Professor Pedro Rodrigues (pr@fa.ulisboa.pt)
O percurso académico é enriquecido pela oferta regular de Workshops, Cursos Livres, Conferências com convidados externos e múltiplas iniciativas de ligação à sociedade, incluindo protocolos com municípios e outras entidades.
Candidaturas
Plano de Estudos
Acreditação
Protocolos e parcerias
Prémios
Ranking
Temas das Turmas de Projeto para o Ano Letivo 2022-2023 - 4º e 5º Ano
Temas fora do âmbito de turmas para o Ano Letivo 2021-2022 - 4º e 5º Ano
Recursos materiais
Trabalhos realizados pelos alunos
Aulas Abertas \ Conferências