Numa era em que se privilegia a inovação e a excelência, convocam-se os conceitos de design global, design sustentável, design inclusivo e design estratégico e reconhece-se a importância da pesquisa inter e multidisciplinar, como forma de articular as dimensões reais atuais com a prospeção de possibilidades e o encontro com diferentes culturas do saber e do fazer. Convoca-se ainda o branding, que caracteriza, distingue e comunica produtos e serviços bem sucedidos, e a colaboração com os diferentes stakeholders que contribuem para propostas e visões de produtos e serviços revelantes. Na era pós-industrial, o horizonte do projeto é o da humanização, sem comprometer a biodiversidade, o bem-estar de hoje e o das gerações futuras. Mais do que saber "o que projetar?" ou "como projetar?", os designers devem procurar responder criticamente às questões "para quem?", "com quem?", "para quê?" e/ou "porquê?"
A adquirir:
- Competências avançadas em projeto nas diversas escalas e dimensões (conceptual, cultural, social, tecnológica, produtiva, organizacional);
- Competências de coordenação de equipas disciplinares e pluridisciplinares (consultoria em design/ empreendedorismo em design);
- Competências de investigação orientadas para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado (projeto final de mestrado, dissertação ou estágio).
Obtenção do Grau de Mestre
O curso desenvolve-se ao longo de três semestres em que são aprofundados conhecimentos sobre os interfaces de representação e de comunicação e os conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos necessários à idealização e viabilização de produtos e de serviços. O quarto semestre é, integralmente, dedicado à elaboração de um projeto de investigação individual, teórico, teórico-prático ou prático, sob a orientação científica de um professor ou de um especialista reconhecido pelo Conselho Científico da FA.ULisboa; ou à efetivação de um estágio a ser orientado por uma empresa ou organismo e supervisionado cientificamente por um docente da FA.ULisboa. O processo formativo culmina na redação de uma dissertação e na sua apresentação e defesa em provas públicas para a obtenção do grau de mestre.
Saídas Profissionais
Designer com competência para liderar equipas pluridisciplinares, podendo atuar nas áreas da indústria e/ou serviços: designer freelancer, designer em ateliês de design, arquitetura, designer em agências de publicidade, designer em empresas industriais, organizações setoriais da indústria, empresas de prestação de serviços; designer em departamentos da administração pública local (autarquias) ou central; designer em instituições culturais (museus, centros culturais etc); designer em organizações não governamentais (ONG).
Corpo Docente
O corpo docente afeto ao mestrado em Design de Produto inclui profissionais com uma vasta experiência prática de projeto, bem como professores das outras áreas disciplinares presentes nesta formação que lecionam os conteúdos específicos a cada unidade curricular numa perspetiva integradora e articulada por uma visão global do curso e das competências a serem adquiridas.
Coordenação
Coordenadores do ciclo: Professor José Rui Marcelino e Professor Paulo Dinis
Coordenador do 1.º ano: Professor Paulo Dinis
Coordenador do 2.º ano: Professor José Rui Marcelino