Doutoramento em Arquitetura
Lecionado parcialmente à distância
O doutoramento em Arquitetura surgiu em Portugal no seio da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O atual curso de doutoramento resulta da adequação do antigo grau ao processo de Bolonha e apresenta um vasto leque de unidades curriculares, o que permite aos alunos estruturar o curso em conformidade com os seus próprios interesses de investigação. O curso organiza-se segundo cinco especialidades: Teoria e Prática do Projeto, Teoria e História, Tecnologia e Gestão da Construção, Desenho e Computação, e Conservação e Reabilitação, bem como a partir de várias linhas de investigação de natureza transdisciplinar. Dada a sua relação com o centro de investigação (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigação financiados, direcionados para as necessidades do mercado profissional e da sociedade atual.
O primeiro ano é lecionado presencialmente, sendo os restantes anos lecionados à distância.
O curso apresenta dois calendários distintos de frequência, devendo optar pelo pretendido para apresentar a sua candidatura, devendo ter em consideração os períodos de candidatura para cada uma das opções:
- Regime normal, cujas horas de contacto decorrem setembro a novembro (1.º semestre) e de fevereiro a maio (2.º semestre), com lecionação semanal à sexta feira, e cuja lecionação ocorre exclusivamente em inglês;
- Regime intensivo, cujas horas de contacto decorrem em janeiro/fevereiro (1.º semestre) e junho/julho (2.º semestre), concentrando as aulas de cada um dos semestres diariamente ao longo de 5 semanas, e cuja lecionação ocorre exclusivamente em português.