
Doutoramento em Arquitetura
Lecionado parcialmente à distância
O doutoramento em Arquitetura surgiu em Portugal no seio da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O atual curso de doutoramento resulta da adequação do antigo grau ao processo de Bolonha e apresenta um vasto leque de unidades curriculares, o que permite aos alunos estruturar o curso em conformidade com os seus próprios interesses de investigação. O curso organiza-se segundo cinco especialidades: Teoria e Prática do Projeto, Teoria e História, Tecnologia e Gestão da Construção, Desenho e Computação, e Conservação e Reabilitação, bem como a partir de várias linhas de investigação de natureza transdisciplinar. Dada a sua relação com o centro de investigação (CIAUD), estas linhas enquadram estudantes, investigadores e professores em projetos de investigação financiados, direcionados para as necessidades do mercado profissional e da sociedade atual.
Informações sobre Candidaturas [AQUI]
Anos: 4
Semestres: 8
Semanas de aulas p/semestre: 14*
Créditos ECTS: 240
Anos: 4
Semestres: 8
Semanas de aulas p/semestre: 5**
Créditos ECTS: 240
O Curso de Doutoramento em Arquitetura tem como objetivo geral a formação orientada para o desenvolvimento de investigação avançada individual, preferencialmente integrada em projetos avaliados e financiados, conducente à criação e transmissão de conhecimento. Os objetivos específicos são a satisfação intelectual, a aquisição de competências avançadas que permitam o exercício profissional de forma mais informada, com vantagens competitivas, e o contributo para o desenvolvimento da sociedade e da economia. Neste sentido, o plano de estudos organiza-se segundo os princípios de Bolonha.
No 1º ano, os doutorandos frequentam várias Unidades Curriculares, presencialmente, visando a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre (1) as metodologias de investigação próprias da disciplina, (2) as várias linhas de investigação a que o corpo docente do curso está ligado, e (3) como construir um projeto de investigação individual. O cumprimento dos objetivos é aferido pelos trabalhos produzidos em cada Unidade Curricular, culminando na aprovação do Projeto de Tese, o que permite ao doutorando registar o tema e iniciar o trabalho individual de investigação.
Nos 2º e 3º anos, cujo ensino é feito à distância (e-learning), os doutorandos dedicam-se ao desenvolvimento e operacionalização da investigação, culminando com a defesa da Dissertação. A sua evolução é aferida pela avaliação de relatórios semestrais e seminários de progresso dos trabalhos.
A FA.ULisboa disponibiliza dois calendários académicos para frequências dos cursos de Doutoramento. O regime normal tem como definição o calendário académico definido para toda a FA, com as aulas e períodos de avaliação a decorrerem entre setembro e julho, todas as sextas-feiras (cada semestre com 14 semanas de aulas). O regime intensivo tem um calendário académico que contempla aulas todos os dias da semana, sendo a duração de cada semestre de 5 semanas.
Não existe qualquer distinção entre os referidos regimes, quer ao nível dos Planos de Estudo, quer ao nível de exigência, valores de propinas, etc., sendo as únicas diferenças o calendário académico e a língua de lecionação: o regime normal em inglês e o regime intensivo em português.
Coordenador do 3º Ciclo de Estudos: Professor Hugo Farias.
Coordenador do Doutoramento em Arquitetura: Professor Hugo Farias.
No regime normal, as aulas decorrem às sextas-feiras, nos períodos entre 8h30-13h e 14h-19h.
No regime intensivo, as aulas decorrem todos os dias da semana, nos períodos entre as 08h30-13h e 14h-19h
Regime normal: Sexta-feira da 3ª semana de setembro.
Regime intensivo: Segunda-feira da 2ª semana de Janeiro.
Regime normal: Final de maio com realização das avaliações durante os meses de junho e julho.
Regime intensivo: Final de julho com a realização das avaliações durante os meses de novembro e dezembro.
O Curso de Doutoramento em Arquitetura integra as seguintes Áreas de Especialidade:
• Teoria e Prática do Projeto (TPP): Investigações que focam o projeto de arquitetura, enquanto prática e enquanto teorização e conceção.
• Teoria e História (TH): Investigações que focam temas da história e da teoria da Arquitetura.
• Desenho e Computação (DC): Investigações que focam o desenho da Arquitetura, desenho manual e computacional, desenho paramétrico, algoritmos, digitalização e modelação 3D, etc.
• Tecnologia e Gestão da Construção (TGC): Investigações que focam sobre materiais, processos e sistemas construtivos, pormenorização, legislação sobre construção, acessibilidades, certificações energéticas, conforto ambiental, etc.
• Conservação e Reabilitação (CR): Investigações que focam os processos de conservação e reabilitação arquitetónica, nas suas múltiplas vertentes: projeto, inventariação, classificação, processos de restauro, requalificação e reuso, legislação aplicável, processos, sistemas e materialidades, etc.
Obs.: A oferta de Unidades Curriculares Optativas em cada ano letivo depende do número de alunos inscritos no Curso de Doutoramento e seus interesses de investigação.
Consulta AQUI as optativas para o Ano Letivo 2024/2025.
Consultar propinas [AQUI]
Acreditação e registo DGES:
Registo inicial: R/A-Ef 1811/2011 de 18/03/2011
Código DGES: 9337
Acreditação da A3ES
Doutoramento em Arquitetura: Consulte Resultados Link
A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços de suporte à vida académica nas suas diversas etapas e que incluem: a Biblioteca, Reprografia, o espaço 24 horas (espaço para os alunos desenvolverem os seus trabalhos), o Centro Editorial, o Gbinete Multimédia, o Estúdio de Fotografia e video, o Centro de Cartografia, o Centro de Informática, o Atelier de Moda, as oficinas, o Laboratório de Prototipagem Rápida, o Laboratório da Cor, o Laboratório de Fotografia e Imagem de Síntese, o Laboratório de Digitalização 3D, o Gabinete da Propriedade Intelectual e Transferência de Conhecimento e a Incubadora da FA.
A Faculdade de Arquitetura tem um centro de investigação acreditado, o CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design. Os doutorandos que concluam a Prova de Seminário Projeto de Tese (final do 1.º ano) têm poderão ser admitidos como membros colaboradores do CIAUD, beneficiando da rede e dos recursos decorrentes dessa afiliação. Diversos projetos de investigação integrados no CIAUD estabelecem sinergias com as aulas e com o desenvolvimento de teses. Neste âmbito, são frequentemente atribuídas bolsas de investigação associadas a programas internacionais e projetos financiados, às quais podem concorrer os alunos de doutoramento.
Ranking da Universidade de Lisboa
1º Lugar em Portugal nos Principais Rankings: SCIMAGO, ARWU, NTU, CWUR, URAP, CWTS-LEIDE Link
Professor Manuel Taínha - 300€
Melhor média geral do curso.
Os candidatos e alunos de doutoramento podem concorrer ao financiamento de entidades e ou organizações externas ligadas ao ensino superior e à investigação, como a Universidade de Lisboa, a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), a Fundação Oriente, ou a Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.
No portal da Secretaria de Pós-Graduação pode consultar Regulamentos, Formulários e Despachos.
Contacte a Secretaria de Pós-Graduação preferêncialmente por Ticket
Para esclarecimento de qualquer dúvida sobre candidaturas, não hesite em contactar a Secretaria de Pós-Graduação através do e-mail: candidaturas@fa.ulisboa.pt.
Horário de atendimento do Serviço de Pós-Graduação
Atendimento presencial:
Segunda-feira e quarta-feira | 9h30 às 12h30
Terça-feira e quinta-feira | 13h30 às 16h30
Sexta-feira | 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Atendimento telefónico:
Segunda-feira a quinta-feira | 14h30 às 16h30