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Mariana Sousa, ex-aluna FA.ULisboa, criou uma visita virtual no cemitério dos prazeres

Mariana Sousa, ex-aluna FA.ULisboa, criou uma visita virtual no cemitério dos prazeres

Mariana Sousa, ex-aluna FA.ULisboa, criou uma visita em realidade virtual a  jazigos e jardins de sepulturas  no cemitério dos prazeres, um dos mais conhecidos  e visitados do mundo.

Este foi o tema do seu trabalho de final de mestrado apresentado na FA.

De acordo com a Mariana, “esta experiência em realidade virtual foi criada e desenvolvida no Laboratório ERGOUX na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Toda a experiência contém 26 cenas, todas interativas e com objetivos entre elas para que o utilizador consiga avançar e ficar a conhecer mais a narrativa e o local do jazigo dos Duques de Palmela.
O grande objetivo deste projeto foi desenvolver um protótipo que proporcionasse aos visitantes/turistas do Cemitério dos Prazeres e não só, uma visita virtual imersiva e interativa ao Jazigo dos Duques de Palmela, com o objetivo de divulgação e enriquecimento de um património “invisível” e desconhecido como património, e complementando as visitas guiadas que já existem ao local. Ainda, este projeto pode servir como meio para outros modos de utilização da RV para promover, divulgar, reviver e fazer renascer património desconhecido, que já não existe, que existe e merece uma maior atenção, não apenas o património cemiterial, mas todo o património no geral, nacional ou não.
Para criar esta experiência e, nomeadamente a narrativa que a acompanha, foi necessário passar por algumas etapas que permitiram o resultado final. Esta narrativa é focada em toda a história do local e da família Palmela, tendo sido escolhidas duas grandes figuras da família Palmela para “acompanhar” a experiência virtual do utilizador, sendo essas o 1º Duque de Palmela e a 3ªDuquesa de Palmela, ambos modelados em 3D para serem incluídos na experiência imersiva. Para que a história e a vivência do local fosse o mais real possível e que demonstrasse cada pormenor do jazigo, foram adquiridas imagens em 360º do local, tiradas com recurso a uma câmara especifica para esse trabalho. Assim, o utilizador consegue ser transportado para o local, como se estivesse lá, sem retirar qualquer tipo de pormenor e importância ao local, mas aumentando a sua experiência de forma interativa.”

Date

13 setembro 2022

Tags

Notícias

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