O projeto do novo edifício da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa foi solicitado pela instituiçãoaos Professores da Faculdade de Arquitetura, Filipe González e Nuno Alão, na sequência do relatório de estudo de viabilidade - já por eles realizado -, no qual foram identificadas as potencialidades do território existente para a ampliação do seu edificado.
De modo colmatar as atuais lacunas do existente polo da FMH - nomeadamente no que se refere a gabinetes de investigação, espaços laboratoriais e centros de estudos –, este projeto apresenta uma planta em forma de L, e ocupa uma área total de cerca 6,200m2, divididos por 4 pisos. Apesar da expansão, o conceito assenta no respeito pelas pré-existências, que se verificou através do levantamento dos pontos fortes do edificado original, onde o arejamento e a circulação fluída são dominantes.
O projeto de ampliação, com conclusão prevista para 2021, já foi devidamente apresentado às autoridades competentes e encontra-se em fase de projeto de execução.